Vão Livre do MASP é reaberto com instalação interativa
A partir da próxima quinta-feira, 10 de abril [...]
A partir do próximo dia 10 de abril, quinta-feira, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand inaugura a programação do seu popular Vão Livre do MASP.
A primeira exposição no local realizada pelo museu, após a concessão do espaço para a instituição, será a instalação interativa Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros.
O trabalho desse artista colombiano de Bogotá reforça a vocação do espaço ao propor uma obra composta por duas plataformas móveis dispostas nas extremidades do vão, transformando-o em um campo de experimentação sensorial e social.
Arte no Vão Livre do MASP
Com sua grande gangorra que se inclina conforme o deslocamento dos visitantes, Iván Argote propõe novas leituras sobre espaços públicos e faz refletir as dinâmicas de equilíbrio e movimento coletivos.
Assim como descreve a instituição, em release enviado ao Viagem em Pauta, a ação coletiva pode redefinir completamente a inclinação da plataforma, que pende para um lado ou para o outro. A situação mais complexa ocorre quando os participantes distribuem seu peso de maneira equilibrada, alcançando um estado de estabilidade.
"O trabalho de Argote dialoga com o pensamento de Lina Bo Bardi e sugere uma metáfora para a relação entre indivíduo e sociedade, evidenciando o poder da colaboração para provocar mudanças. Ao aliar ludicidade e reflexão, o artista convida o público a repensar suas interações no espaço urbano e na vida em comunidade. Uma obra muito adequada para essa nova fase do MASP", analisa o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa.
A instalação tem curadoria do próprio Pedrosa e assistência de Matheus de Andrade, e transforma o espaço público em um playground aberto que incentiva a convivência, o diálogo e a interação dentro da comunidade.
O vão livre de 74 metros de extensão foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi como uma praça cívica, um local de encontro e convivência destinado a manifestações culturais diversas, como dança, teatro, música e circo, além de exposições interativas e didáticas.
Assim, o trabalho de Argote reforça a vocação do espaço ao propor uma instalação interativa composta por duas plataformas móveis dispostas nas extremidades do vão, transformando-o em um campo de experimentação sensorial e social.
SAIBA MAIS
Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros
Vão Livre do MASP (Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista)
Diariamente, das 10h às 22h
Entrada gratuita
masp.com.br