vc repórter: "cidade das flores" leva tradição holandesa a SP
Uma oportunidade de conhecer a Europa sem chegar a sair do Brasil é visitar a cidade de Holambra, a 140 km de São Paulo. Fundada por imigrantes holandeses, o município é conhecido como "Cidade das Flores" por apostar na produção e ser responsável por 40% da comercialização nacional delas.
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» Siga o vc repórter no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Os métodos de produção foram trazidos também pelos imigrantes e, desde 1981, com a Expoflora, a cidade ficou conhecida no Brasil por meio de seu símbolo - a flor emblema da comunidade holandesa é a tulipa. A Expoflora é considerada a maior festa de flores da América Latina.
Os turistas interessados nas plantas não têm só este evento, que ocorre em setembro, para aproveitar e visitar Holambra. Em julho, acontecem conjuntamente o Encontro Nacional de Floristas (Enflor) e a Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo (Gardenfair). Antes, em junho, há a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec).
Os moradores de Holanda são um caso à parte. Quando há a oportunidade, se vestem com trajes típicos holandeses, como o tamanco de madeira, que é confeccionado artesanalmente. A cidade também possui a arquitetura típica, com a presença de diversos moinhos pelo região.
A tradição holandesa pode ser apreciada pelos visitantes também no Museus Histórico e Cultural de Holambra, que mostra o processo de colonização holandesa que deu origem ao município por meio de fotos e objetos.
O turismo rural finaliza as opções de Holambra, com passeios a cavalo por trilhas em campos e matas fechadas, além de um parque temático: o tema principal, é claro, são as flores.
O internauta Antonio P., de Sumaré (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.