Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

vc repórter: Morro do Diabo é atração de Teodoro Sampaio, em SP

31 jan 2011 - 21h48
Compartilhar

É na cidade de Teodoro Sampaio, a 667 km da capital paulista, que está localizado o Parque Estadual Morro do Diabo, no extremo oeste de São Paulo. Com a fauna e a flora encontradas próximas de sua situação primitiva, o local é o passeio ideal para quem busca encontrar a paz e a tranquilidade que o contato com a natureza pode proporcionar.

O Morro do Diabo ao fundo e a floresta com seus ipês floridos em Teodoro Sampaio
O Morro do Diabo ao fundo e a floresta com seus ipês floridos em Teodoro Sampaio
Foto: Ademir Crespo / vc repórter

» Siga o Terra no Twitter

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

Além de guardar a última grande área de vegetação de planalto do Estado, o parque abriga também diversas paisagens para serem contempladas. Uma delas, que inclusive dá nome ao local, é o Morro do Diabo, com seu ponto mais alto a 600 m do nível do mar. Para chegar ao topo e ter uma visão geral do Parque, o visitante deverá ter muita disposição: o percurso é de 1,2 km.

Outra opção para os amantes do ecoturismo é a Trilha da Perobeiras. Em 3 km de extensão, o público pode observar vários tipos de vegetação, com destaque para as imensas perobas. Vale lembrar que o Parque abriga a maior reserva de peroba-rosa de São Paulo.

Com sua fauna protegida, muitos animais silvestres também vivem na área do Parque. Entre eles, o mico-leão-preto, uma espécie ameaçada de extinção, o gato-do-mato, a capivara e a onça pintada. Das 1.600 aves conhecidas no Brasil, 300 podem ser encontradas na reserva. Quem tem sorte pode vê-las do Observatório da Fauna, situado às margens do rio Paranapanema. De lá, aos 8 m de altura, o turista consegue visualizar até mesmo o Estado do Paraná.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, a antiga Reserva do Morro do Diabo, criada em 1941 para fins de conservação da flora e da fauna, passou à categoria de Parque Estadual em 4 de junho de 1986. Um pouco mais da história e as informações gerais sobre a área podem ser obtidas no Centro de Visitantes, dentro do Parque.

Para quem sai da capital paulista, o acesso a Teodoro Sampaio pode ser feito pelas rodovias Presidente Castello Branco e Raposo Tavares. A viagem dura mais de 8h. A distância entre o centro de Teodoro e o Parque Estadual Morro do Diabo é de apenas 11 km e deve ser feita pela rodovia vicinal do Córrego Seco.

O internauta Ademir Crespo, de Itapira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra