vc repórter: igreja Nossa Senhora do Ó faz história em SP
A igreja Nossa Senhora do Ó, localizada na Freguesia do Ó, em São Paulo (SP), é uma das mais antigas da capital paulista. Sua criação está diretamente ligada à formação do bairro, que nasceu em 1580.
Na época, os primeiros moradores, iniciaram a construção de uma capela dedicada à virgem sob a denominação de Nossa Senhora da Esperança ou da Expectação. Por isso, a igreja também é conhecida como Nossa Senhora da Expectação.
Já o nome do bairro originou-se devido à festa em que se recitavam as antífonas, que são os versículos cantados antes e depois de um salmo, na proximidade do natal.
Em 1796, foi inaugurada a nova igreja dedicada à Virgem do Ó, construída onde hoje se situa o largo da matriz velha, e se tornou paróquia pelo Alvará de Constituição de 15 de setembro de 1796, concedido pela rainha de Portugal. Essa igreja foi destruída em 1896, quando, ao tentar espantar com fogo um enxame de abelhas instaladas na torre, o sacristão a incendiou.
A atual igreja matriz de Nossa Senhora do Ó foi inaugurada em 1901, construída em local próximo da anterior, no Largo da Nossa Senhora do Ó.
Hoje a igreja, que tem a frente de sua paróquia o padre Carlos Alves Ribeiro, tem participação ativa na comunidade. Anualmente acontecem festas e eventos tradicionais, destacando-se a Festa do Divino, o Assentamento da Cruz e a da Nossa Senhora do Ó.
De acordo com Arquidiocese de São Paulo, a igreja recebe por final de semana aproximadamente 1600 fiéis.
A matriz de Nossa Senhora do Ó passou por pinturas externas no ano passado e está em processo de restauração interna. A assessoria da Arquidiocese confirmou que seu interior já está com andaimes e aguarda apenas o término da captação de recursos para o início dos trabalhos.
A internauta Guadalupe Saccoletto, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
