vc repórter: Mangal das Garças é "pedaço" da Amazônia em Belém
No próximo domingo, data em Belém completa 398 anos, a capital paraense comemora também os 9 anos do Parque Zoobotânico Mangal das Garças, complexo com cerca de 40 mil metros quadrados às margens do rio Guamá, no centro histórico da capital.
O parque inaugurado em 2005 reúne em um só espaço exemplares da fauna e flora amazônica. A área é resultado da revitalização de um terreno antes alagado que transformou-se em um dos principais pontos turísticos da cidade.
Para representar as diferentes macrorregiões florísticas do Pará, os criadores se esforçaram para aproveitar as condições paisagísticas da região. Foram recriadas matas de terra firme, de várzea e os campos da região, com suas respectivas faunas.
O complexo ganhou ainda lagos, equipamentos de lazer, borboletário, orquidário, memorial, restaurante e vistas espetaculares para a cidade e o rio do alto do Mirante do Rio e do Farol de Belém
Para comemorar o aniversário do parque, a Organização Social Pará 2000, que administra o local, promoverá no domingo uma manhã com atividades voltadas, principalmente, ao público infantil. A partir das 10h, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, as crianças poderão fazer pintura facial com a temática voltada para a fauna típica da região, como borboletas, garças e guarás.
O Projeto Teatrinho do Mangal Especial levará às crianças o espetáculo Convite para o Mangal, da Trupe de Bubuia. Acontecerão ainda oficinas voltadas para a temática do meio ambiente. A programação que ocorre no entorno do Memorial Amazônico da Navegação e todos os espaços do Mangal terão entrada gratuita para as crianças.
O internauta Roberto Meira, de Brumado (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.