vc repórter: praia de água doce, barra do Gramame é atração na PB
Localizada no município de João Pessoa, na Paraíba, longe da área urbana, a praia de Barra do Gramame é conhecida pela união do rio de mesmo nome ao oceano, formando uma linda paisagem no encontro das águas.
O principal atrativo da região é a beleza natural. Apenas algumas barracas e quiosques completam o cenário litorâneo. Os guaiamuns, espécie de caranguejos, são a principal opção do cardápio dessas barracas. Eles são criados em cativeiro, normalmente em grandes caixas de isopor e podem ser escolhidos pelos próprios fregueses para ser consumido.
Banhando sete municípios (Alhandra, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo), o rio Gramame tem 54,3 quilômetros de extensão e nasce na região do Oratório, em Pedras de Fogo, desaguando na Barra de Gramame, limite entre a capital João Pessoa e o município de Conde.
A bacia do Gramame é a principal reserva de água para o abastecimento da chamada Grande João Pessoa, por meio de barragens de Gramame-Mamuaba, que detém a capacidade de nada menos que 56,4 milhões de metros cúbicos de água.
Estudos indicam que o nome Gramame vem do tupi guara-mamo, que em português significa "cerca, cercado, curral".
O internauta Albery Santini, de Brasília (DF), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.