Veja 10 igrejas pelo Brasil que valem a visita
Ricos em história e beleza, alguns templos católicos espalhados pelo Brasil são pontos turísticos imperdíveis
Mais do que espaço de culto, algumas igrejas são tão belas que extrapolam a finalidade para a qual foram construídas. Independentemente da crença pessoal, elas são atrações turísticas imperdíveis para os que apreciam história e arquitetura – ou, simplesmente, para quem tem curiosidade e fome de conhecimento.
Veja dez templos religiosos espalhados pelo Brasil que valem a visita.
Catedral de Brasília
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, é um dos projetos mais famosos do arquiteto Oscar Niemeyer – que, curiosamente, era ateu. Seu desenho é de fato impressionante. Já do lado de dentro, chama a atenção pelos amplos espaços e pelos vitrais que deixam entrar a luz do sol, criando um espetáculo de cores.
Santuário Dom Bosco
Quando se pensa em um templo religioso na capital do país, imediatamente vem à mente a imagem da catedral. Brasília, no entanto, tem outro belíssimo templo, construído em homenagem a São João Belchior Bosco, padroeiro da cidade. A igreja é sustentada por 80 colunas externas de 16 metros de altura. Seus vitrais azuis dão a nítida impressão de um céu estrelado quando o sol bate, trazendo sensação de paz ao interior azulado.
Mosteiro de São Bento
No Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, não são apenas as belezas arquitetônicas e artísticas que chamam a atenção. O templo também tem atrações como concertos de canto gregoriano e o brunch realizado no último domingo de cada mês, em que as portas do refeitório são abertas para que os visitantes experimentem iguarias feitas pelos próprios monges.
Capela de São Benedito
A mais simples das igrejas da lista é também uma das mais graciosas. Localizada na praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco, foi construída em 1910. Fica no meio de um palmeiral, e tem suas escadarias de pedra lavadas pelo mar quando a maré sobe.
Basílica do Bom Jesus de Matosinho
Localizada na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, é um dos grandes exemplos da arte barroca no país. Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, ela tem, em sua entrada, estátuas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, representando os 12 profetas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Mais um exemplo de arquitetura barroca, também fica em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto. Chama a atenção seu interior ricamente trabalhado em madeira talhada com riquíssimos detalhes.
Igreja de São Francisco da Penitência
A igreja, cujo interior é decorado com um intenso dourado, atrai os visitantes que passam pelo centro do Rio de Janeiro. Sua construção sofreu inúmeras interrupções, e foi de 1657 a 1733.
Igreja e Convento de São Francisco
O exterior austero do conjunto, que fica em Salvador, na Bahia, faz com que o visitante nem imagine a riqueza dourada que há lá dentro. O ouro utilizado em sua decoração já foi calculado em uma tonelada – número que se torna verossímil quando constatado que até detalhes mínimos levam o metal.
Igreja de Nossa Senhora do Ó
Esta igreja, na cidade de Sabará, Minas Gerais, é pequena e simples. Mas não se engane: seu interior é ricamente decorado, com várias imagens e detalhes em ouro.
Igreja de São Francisco de Assis
Conhecida também com Igreja da Pampulha, fica em Belo Horizonte, Minas Gerais. É mais um notável exemplo da arquitetura de Oscar Niemeyer. Além do desenho inusitado, também tem painéis exteriores de Cândido Portinari e jardins assinados por Burle Marx.