Veja 9 modernas maravilhas arquitetônicas do Oriente Médio
Nos últimos anos, a região do Golfo Pérsico se transformou em um playground para arquitetos, com o nascimento de impressionantes construções modernas. Dubai, Omã e Arábia Saudita são lugares onde se encontram algumas das mais incríveis obras arquitetônicas que aparecem nesta lista, feita pelo site CNN Travel. Confira.
1. Museu de Arte Islâmica, Doha, Qatar
Além de possuir uma das maiores coleções de arte islâmica do mundo, o Museu de Arte Islâmica de Doha, no Qatar, encanta os olhos dos visitantes por sua estrutura cúbica e futurista. Situado em sua própria ilhota artificial, o museu foi inaugurado em 2008 após três anos de obra, em um projeto do arquiteto chinês I.M. Pei.
2. Ferrari World, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
No coração do deserto dos Emirados Árabes Unidos, uma gigantesca estrutura vermelha com o escudo da Ferrari recebe um dos maiores parques temáticos indoor do planeta. Com 21 brinquedos, que incluem a montanha-russa mais veloz do mundo, a Formula Rossa, o parque voltado para a famosa escuderia italiana foi inaugurado em 2010 e custou cerca de 40 bilhões de dólares para ser construído.
3. Infinity Tower, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Com 80 andares, o prédio Infinity Tower é um dos projetos mais ambiciosos que surgiram do solo de Dubai nos últimos anos. Prevista para ser terminada ainda neste ano, a torre será a maior estrutura em espiral do mundo, com 330 metros de altura, em uma construção sem pilares internos.
4. Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Com 828 metros e 160 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo, em um dos principais símbolos da modernidade de Dubai. Inaugurado em 2010, o prédio tem um hotel da grife Armani, apartamentos de luxo, lojas e restaurantes no complexo Dubai Mall, gigantesco shopping center.
5. Torres Abraj Al Bait, Meca, Arábia Saudita
Com vista para a Kaab, lugar sagrado por excelência da Meca na religião muçulmana, as Torres Abraj Al Bait são um grande complexo que conta com o maior arranha-céu da Arábia Saudita, com 600 metros de altura, além de outros prédios menores e muito modernos. A maior das torres, Hotel Tower, destaca-se por seu belo relógio, e foi inspirada no Big Ben de Londres.
6. Chedi Muscat, Mascate, Omã
O grande charme do hotel Chedi Muscat não é de ser um arranha-céu imponente, e sim, o de levar conforto e modernidade a seus hóspedes, conseguindo integrar-se discretamente ao seu ambiente. Situado entre belas montanhas frente ao mar, no Golfo de Omã, o Chedi Muscat está rodeado por belos jardins, e oferece vilas luxuosas e confortáveis, seis restaurantes gastronômicos, spa. Além disso, possui três piscinas, uma delas com uma magnífica piscina de borda infinita de 103 metros de extensão.
7. Bank Muscat, Mascate, Omã
O belo prédio da sede do Bank Muscat, maior banco de Omã, mistura modernidade com influências de arquitetura islâmica. Padrões florais geométricos dão um charme especial ao edifício branco, que reúne beleza estética e praticidade de uso do espaço.
8. World Trade Center, Bahrein
O Bahrein tem em seu pequeno território uma das estruturas mais impressionantes da região. Obra de mais de 50 milhões de dólares, o World Trade Center tem duas grandes torres interconectadas por três pontes aéreas e turbinas de vento incorporadas ao seu design para gerar energia elétrica.
9. Centro de Estudos e Pesquisa de Petróleo Rei Abdullah, Riad, Arábia Saudita
Conhecido por sua sigla em inglês, KAPSARC, o Centro de Estudos e Pesquisa de Petróleo Rei Abdullah oferece um visual futurista que parece saído de um filme de ciência-ficção. A estrutura que emerge das areias do deserto é uma prova da modernidade desenvolvida na Arábia Saudita nos últimos anos.