Veja fotos dos bastidores de 'Vale Tudo', remake gravado em Foz de Iguaçu
A nova novela das nove estreia na próxima segunda-feira, dia 31 de março [...]
Dona Odete Roitman de 'Vale Tudo' mandou avisar que está chegando.
Mas primeiro vamos fazer uma viagem por Foz do Iguaçu, um dos cenários do remake de 'Vale Tudo', que estreia na próxima segunda-feira, dia 31 de março.
Assim como na versão original de 1988, o remake tem locações no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná. Na trama, a protagonista Raquel (Taís Araújo) será uma guia de turismo que apresenta aos visitantes a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu.
Já a filha da protagonista, Maria de Fátima (Bella Campos), é uma jovem desinteressada pela rotina na pacata cidade do Paraná e sonha se tornar influenciadora digital e ficar rica a qualquer custo. O conflito entre as duas mulheres é a trama central da próxima novela das nove, escrita por Manuela Dias e com direção artística de Paulo Silvestrini.
A novela começou a ser gravada no final do ano passado, em Foz do Iguaçu, com Taís Araujo, Bella Campos, Cauã Reymond, Antonio Pitanga, Alice Wegmann e Lucas Leto, entre outros atores.
De acordo com a TV Globo, as primeiras cenas da trama envolveram, em média, 130 pessoas por dia, sendo 70 de elenco e equipe e 60 figurantes, ao longo de 11 dias de gravações.
As cerca de 30 cenas gravadas na cidade tiveram também como cenário a Ponte da Amizade, onde Salvador (Antonio Pitanga) atua como fiscal na alfândega, inspecionando os carros que passam pela fronteira com o Paraguai, além do Parque das Aves e do Marco das Três Fronteiras, entre outros lugares que contextualizam a origem de Maria de Fatima e Raquel.
Para as cenas da rotina de Foz do Iguaçu, a figurinista Marie Salles visitou a cidade antes com sua equipe e fez um estudo minucioso de como os moradores e turistas se vestem.
"Eu vou muito para o lugar em que vamos gravar, tiro fotos. Com Foz do Iguaçu não foi diferente. A gente fotografou e fez toda a nossa pesquisa. Também usamos muito a internet e as redes sociais nesse processo de criação", conta em nota de imprensa que o Viagem em Pauta teve acesso.
A sessão de fotos sob comandado de Solange Duprat (Alice Wegmann) aconteceu na passarela com um dos visuais mais impactantes do conjunto de quedas d'água. Na cena, Maria de Fátima é apenas uma coadjuvante, usando capas de chuva estilosas, enquanto César (Cauã Reymond), um tipo interessante que acabou de conhecer, e outras modelos protagonizam a foto.
A top model Carol Trentini gravou uma participação especial na novela exclusivamente para a cena.
Para os looks do ensaio de moda, Salles contou com a parceria do stylist Daniel Ueda.
"A ideia foi ter pontos de cor dentro das Cataratas, esse contraste do transparente colorido em meio à natureza. Fui tentando ver mais uma história de modelagem, o que seria legal para ter movimento. Foi legal o processo de poder colaborar com todo o criativo da novela", conta Ueda, que também participou da cena pré-ensaio.
O remake baseado na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères faz parte da celebração dos 60 anos da TV Globo.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A.
Criado em 1939 por meio de um decreto-lei do então presidente da República, Getúlio Vargas, essa unidade de conservação brasileira na fronteira com a Argentina abriga o maior conjunto de quedas d'água do mundo.
Com mais de 26 milhões de visitantes, desde 2000, esse parque de 186 mil hectares é considerado um dos mais visitados do Brasil e guarda um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, de acordo com o ICMBio.
O atrativo (R$ 105 por pessoa) é também um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável.