Verão 2025: destinos no Nordeste para quem não gosta de praia
A temporada começou, oficialmente, no último dia 21 de dezembro [...]
Destino desejado pelos brasileiros, o Nordeste não é só endereço de algumas das praias mais bonitas do Brasil, neste verão 2025
Para quem não é chegado em faixas de areia (isoladas ou muvucadas), não curte banhos em águas salgadas ou já conhece os destinos litorâneos mais famosos da região, este texto é a sua praia.
Confira uma seleção de destinos turísticos inusitados no Nordeste, daqueles com águas cristalinas para banhos, trilhas por formações rochosas surreais e até uma cidade inteira que ficou conhecida como a Roliúde nordestina, por conta do seu histórico cinematográfico.
VERÃO 2025
Vale do Catimbau
PERNAMBUCO
A 290 km do Recife, o município de Buíque é a cidade que serve de base para quem visita o Parque Nacional do Catimbau, uma área preservada de 62 mil hectares com 13 trilhas oficiais e 30 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Entre os destaques da Capital Pernambucana da Arte Rupestre estão as trilhas da Casa de Farinha e Loca da Cinza, uma caminhada de 4 km até sítios arqueológicos e a impactante Trilha do Santuário (7 km - ida e volta), onde fica um anfiteatro natural de pedras que um dia foi lugar sagrado para rituais indígenas.
Roliúde Nordestina
PARAÍBA
Cabaceiras fica a 166 km de João Pessoa e ficou famosa em todo o Brasil como cenário de longas nacionais, como 'Cinemas, Aspirinas e Urubus', 'O Auto da Compadecida' e, mais recentemente, a série 'Cangaço Novo´.
Esse destino de pouco mais de cinco mil habitantes, na região do Cariri, é considerado um dos mais turísticos do interior da Paraíba e abriga um centro histórico com casario colorido do século 18 que parece sempre pronto para mais uma produção de cinema.
Castelo Zé dos Montes
RIO GRANDE DO NORTE
Tudo começou na infância, quando José Antônio Barreto teve uma visão em que uma senhora lhe pedia para construir sete igrejas, em locais diferentes.
Desde que aquela imagem apareceu para ele, em 1941, foram outras 12 aparições até que, já adulto, Barreto, por fim, encontraria o endereço certo para a construção da sua igreja/castelo.
Não concluída, essa obra de contornos surrealistas, na Serra do Tapuia, em Sítio Novo, a 120 km de Natal (RN), pode ser visitada apenas nos finais de semana, cujos ambientes abrigam salões rochosos e altares em pedra.
Dunas do Rosado
RIO GRANDE DO NORTE
Outra dica para o verão 2025 é esse destino entre Areia Branca e Porto do Mangue, no extremo norte do estado, um cenário árido em constante evolução dá outros ares ao turismo potiguar.
Com 10 km² de extensão, essa sequência de montanhas coloridas é formada pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes.
A 250 km da capital Natal, o parque é considerado o maior conjunto de dunas do Rio Grande do Norte e pode ser combinado com roteiros litorâneos, em Ponta do Mel, vilarejo do município de Areia Branca.
Lençóis Piauienses
PIAUÍ
A poucos quilômetros do centro de Parnaíba, no norte do Piauí, fica a entrada para os Lençóis Piauienses, uma versão em miniatura dos vizinhos Lençóis Piauienses.
Os passeios guiados em quadriciclos semiautomáticos rodam cerca de 30 km de dunas e tem paradas em lagoas de águas doces.
A temporada de chuva, responsável pelo enchimento das lagoas, vai de janeiro a junho, com maior precipitação em abril e maio, "podendo se estender a junho". Porém, ele salienta que a Lagoa do Portinho permanece com água o ano inteiro e as lagoas entre as dunas podem ser vistas entre maio e agosto.
Parque Nacional de Sete Cidades
PIAUÍ
Seu verão 2025 pode ser também no primeiro parque nacional do Piauí, que guarda formações rochosas de 450 milhões de anos e um conjunto bem preservado de pinturas rupestres de idade ainda desconhecida.
E as melhores notícias são a entrada gratuita e o acesso fácil para quem não está acostumado com trilhas mais longas.
O atrativo fica a 200 km de Teresina e a 140 km de Parnaíba, capital do Delta do Parnaíba.
Chapada das Mesas
MARANHÃO
Na região sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é formada por 10 municípios e é conhecida como 'Paraíso das Águas', onde se localizam 89 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.
É daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali.
Os principais atrativos são o Parque Nacional da Chapada das Mesas, a 80 km de Carolina, o Poço Azul e o Santuário Ecológico de Pedra Caída.