Um voo da SpaceX fez com que seus astronautas voltassem geneticamente mais jovens. O intrigante é que durou apenas três dias

O voo, financiado por um bilionário, chamou a atenção da ciência devido às mudanças fisiológicas dos tripulantes

18 jun 2024 - 12h30
(atualizado em 19/6/2024 às 13h36)
Hayley Arceneaux
Foto: Minha Vida

Em setembro de 2021, a SpaceX lançou em órbita a primeira missão espacial totalmente privada: a Inspiration4. O voo durou apenas 71 horas, mas foi o suficiente para que seus quatro tripulantes se tornassem geneticamente mais jovens.

Quatro amostras de pele e sangue

A Inspiration4 não tinha fins científicos. Foi um voo comercial, para a órbita terrestre na espaçonave Crew Dragon, que o bilionário Jared Isaacman financiou para fins beneficentes.

No entanto, a tripulação, incluindo o próprio Isaacman, se colocou à disposição ciência depois que Hayley Arceneaux, médica oficial a bordo da nave, colheu amostras de pele e sangue de seus companheiros e de si mesma. Após voltarem à Terra, uma bateria de testes nas amostras apontou resultados surpreendentes.

Saiba mais: Há muito tempo sabemos que carregamos DNA de Neandertal. Agora estamos percebendo suas implicações

Um efeito rápido e profundo

Uma análise recente das alterações genéticas dos quatro turistas espaciais mostrou que os seus telômeros, estruturas que protegem as extremidades dos cromossomos e que reduzem de tamanho com o passar do tempo, se alargaram significativamente no espaço.

Os resultados da experiência, publicados na Nature, sugerem que o ambiente espacial tem um efeito rápido e profundo no corpo humano. Dentro de algumas horas em órbita, os quatro tripulantes da Inspiration4 observaram mudanças significativas nos marcadores biológicos em seu sangue.

Existe um porém