Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Unhas fracas: 3 cuidados que você precisa tomar no dia a dia

Para prevenir e também remediar seu problema com unhas fracas, teste essas dicas infalíveis: você vai ver a diferença!

10 jan 2024 - 10h00
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários

É fato: as unhas fracas são um pesadelo! Seja no formato natural ou com acrílico e fibra de vidro, para os amantes do cuidado com as unhas, a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

É possível tornar as suas unhas mais fortes com dicas simples
É possível tornar as suas unhas mais fortes com dicas simples
Foto: Shutterstock / Alto Astral

E fica impossível manter uma esmaltação bonita ou um comprimento de dar inveja se a sua unha vive quebrando! Ainda assim, esse problema é bem comum e, apesar de parecer difícil de resolver, basta seguir algumas dicas infalíveis.

Entretanto, lembre-se: o corpo fala! Caso você teste essas dicas e não obtenha mudanças, é importante visitar um médico dermatologista. Segundo a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, "mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem ser sinal de que você não está se alimentando como deveria ou que você está sofrendo de doenças mais sérias. Por isso, é sempre importante ficar atento a essa estrutura queratinosa na ponta dos dedos, que deve permanecer forte, transparente e lisa".

3 dicas para deixar as unhas mais fortes

Atenção à rotina das unhas

Assim como o cabelo exige um cronograma de cuidados e uma rotina coerente com as suas necessidades, o mesmo vale para as unhas! Ou seja, tudo aquilo que entra em contato com as unhas deve ser muito bem pensado: desde a composição do removedor de esmaltes até mesmo os produtos de limpeza que usamos no dia a dia.

Em relação à esmaltação, é possível conciliar uma unha saudável mesmo com o uso constante de esmaltes. Para isso, basta evitar a esmaltação de forma muito frequente e deixar a unha "respirar" por pelo menos 10 dias no mês!

Além disso, vale utilizar luvas ao manusear produtos de limpeza. Desta forma, é possível evitar a exposição de toda a mão a substâncias químicas.

Mantenha as unhas hidratadas

A principal causa da quebra de unhas é o ressecamento. E, como solução, está a clássica e potente hidratação! Ao usar o removedor de esmaltes, passar álcool em gel ou até mesmo lavar as mãos, as unhas tendem a ressecar. Por isso, a hidratação deve ser constante e feita com produtos à base de óleos, a fim de evitar a perda de água!

"Dê preferência aos óleos vegetais, que são menos oclusivos e mais sustentáveis, como os óleos de rosa mosqueta e de abacate e a manteiga de karité", explica o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não subestime o poder das cutículas!

A saúde de todo o comprimento das unhas é importante para evitar a quebra. Assim, lembre-se sempre de hidratar também as cutículas!

Ainda mais, evite tirar as cutículas! De acordo com a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, as cutículas exercem uma função importante de proteção e manutenção da qualidade das unhas. Dessa forma, a sua remoção torna a unha mais frágil e quebradiça, ao passo que possibilita a entrada de fungos e bactérias.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade