Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vacina contra HPV previne câncer de colo de útero? Entenda

Infecção pelo vírus HPV pode causar verrugas e lesões que podem evoluir para diversos tipos de câncer, principalmente no colo do útero

3 fev 2024 - 13h01
(atualizado em 8/2/2024 às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre elas no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), transmitido via sexual (vaginal, anal ou oral). A transmissão pode ocorrer até mesmo com brinquedos sexuais.

Vacina protege contra diferentes tipos do vírus HPV
Vacina protege contra diferentes tipos do vírus HPV
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O médico especialista em medicina de família e comunidade, Dr. Vicente Leonides Prado Junco, explica que a infecção pelo HPV não apresenta sintomas e pode desaparecer espontaneamente. No entanto, em alguns casos, a infecção persiste e pode levar ao desenvolvimento de verrugas nos órgãos genitais. 

Além disso, a infecção pelo vírus HPV também pode provocar lesões pré-malignas de câncer e outros tipos de câncer localizados na orofaringe, vagina, pênis, ânus e no colo uterino.

Prevenção do HPV 

A vacina contra o HPV é uma forma eficaz de prevenir a infecção e suas complicações. Atualmente, existem três tipos de vacinas que protegem contra a HPV. A nove-valente que protege contra nove tipos de HPV, a quadrivalente que protege contra quatro tipos de HPV e a bivalente que protege contra dois tipos de HPV. 

A quadrivalente-recombinante (tipos 6, 11, 16 e 18) é fornecida pelo SUS e está contemplada no Programa Nacional de Vacinação. As três vacinas contra o HPV protegem contra os tipos 16 e 18 que causam cerca de 70% dos cânceres do colo de útero.

O câncer de colo de útero, em seus estágios iniciais, muitas vezes, é assintomático. Os sintomas podem incluir sangramento vaginal anormal, dor pélvica, dor durante a relação sexual e corrimento vaginal incomum.

"Os principais fatores de risco para o câncer do colo descrito, além do HPV, incluem o tabagismo e histórico de infecções sexualmente transmissíveis. Maior número de parceiros, relação sexual antes dos 18 anos, imunossuprimidos, histórico familiar de câncer cervical, multiparidade, entre outros", classifica o médico. 

De acordo com o especialista, as três vacinas protegem contra os dois tipos do HPV responsável pelo câncer de colo. No entanto, a nove-valente e quadrivalente protegem contra os tipos 6 e 11 que causam mais de 90% das verrugas genitais.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade