Vacina contra varíola dos macacos começa a ser aplicada nessa segunda-feira no Brasil
Grupos de risco terão prioridade na aplicação da vacina contra a varíola dos macacos; a indicação é de duas doses do imunizante para cada pessoa
A partir dessa segunda-feira, 13 de março, o Brasil começará a vacinar a população contra a varíola dos macacos, doença mais conhecida por mpox. No Programa Nacional de Imunizações (PNI) há cerca de 47 mil doses disponíveis e a indicação é que seja duas doses do imunizante para cada pessoa.
Na primeira etapa da vacinação, o Ministério da Saúde explica que os grupos de riscos terão prioridade. Pacientes com HIV e profissionais que trabalham em laboratório com exposição ao vírus também estão nessa lista. Esses dois grupos receberão o imunizante caso haja uma pré-exposição ao vírus.
Brasil começa a aplicar vacina contra a varíola dos macacos
Pessoas com contato direto com secreções corporais de pessoas suspeitas com a doença, aqueles que são possivelmente positivos (ou já estejam) com exposição de alto ou médio risco receberão, também, a vacina. Porém, nestes casos, a imunização será de pós-exposição.
Segundo o G1, as orientações para a vacinação na pré-exposição é que haja um intervalo de 30 dias com qualquer imunizante previamente aplicado. No caso de pós-exposição, a vacina pode ser aplicada independentemente da administração prévia.
O Ministério da Saúde explicou que, à medida que a imunização avance, serão mandadas mais vacinas, de acordo com as solicitações dos estados.