Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vai comprar um imóvel? 5 dicas para não cair em ciladas

Especialista dá dicas de coisas para prestar atenção na hora de comprar um imóvel para não ter prejuízos ou estresses com o novo lar

13 abr 2025 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, 46% dos brasileiros têm a intenção de comprar um imóvel em breve. Entre os fatores mais observados na hora de fazer a escolha estão a localização e o preço. Contudo, algo que pode ser esquecido, mas é muito importante na hora de comprar um imóvel, é a gestão do condomínio.

Algumas questões devem ser levadas em conta na escolha da casa nova
Algumas questões devem ser levadas em conta na escolha da casa nova
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Afinal, é apenas com uma boa gestão que o imóvel vai se manter em boas condições, não é mesmo? Para Clóvis de Albuquerque Filho, diretor da Procave, a manutenção contínua de um empreendimento é tão importante quanto o próprio projeto e a execução da obra.

"É a manutenção que vai garantir que o empreendimento se mantenha em boas condições em longo prazo. Isso interfere diretamente na valorização do imóvel", destaca. Assim, seja em imóveis de alto padrão ou em unidades mais acessíveis, vale a pena investigar quem cuida — e como cuida — do lugar onde você pretende morar.

A seguir, o especialista compartilha 5 dicas para não errar na escolha na hora de comprar um imóvel:

Solicite o balancete financeiro e atas de assembleia

Eles revelam como o dinheiro do condomínio está sendo usado, se há inadimplência elevada, gastos inesperados ou obras mal planejadas. Transparência é um bom sinal.

Avalie o estado das áreas comuns

Se o playground estiver com os brinquedos quebrados e a piscina sem manutenção, por exemplo, é um alerta. Muitas vezes você pode perceber isso só pelo aspecto visual.

Confira o valor da taxa condominial — e o que ela cobre

Uma taxa muito abaixo da média da região para o padrão do empreendimento pode esconder problemas futuros por falta de manutenção. Já valores elevados precisam estar bem justificados. Compare com outros condomínios.

Para Clóvis, o mais importante é a forma como o recurso é utilizado. "O que define uma boa taxa condominial não é se ela é alta ou baixa, mas sim se ela está justa e coerente com o que se pretende implantar, com o padrão do empreendimento e com os serviços oferecidos. Um condomínio bem cuidado, com áreas comuns preservadas, manutenção preventiva em dia e equipe qualificada, contribui com seu valor de mercado — e isso é um retorno direto para o morador e para o investidor", afirma.

Pesquise sobre a administradora

Empresas da área costumam adotar boas práticas, tecnologia e controles mais rigorosos. Vale perguntar quem faz a gestão e buscar a reputação dela.

Veja se há planejamento de longo prazo

Por fim, veja se há um planejamento para o futuro. Coisas como manutenções preventivas e modernizações ligadas à sustentabilidade são sinais disso.

Alto Astral
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade