Varizes em peles negras: existem cuidados especiais? Como é o tratamento?
As varizes são bastante comuns em mulheres, afetando 45% do público feminino. Saiba como tratá-las em peles negras sem oferecer riscos à saúde
As varizes são uma condição de saúde bastante comum: elas afetam 38% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Além disso, elas surgem com mais frequência em mulheres, atingindo 45% da população feminina, também conforme a entidade.
"Varizes são veias doentes, que não estão funcionando bem e que atrapalham a circulação", explica o angiologista Thiago Rocha. "Elas surgem pela genética, porém o sedentarismo, a obesidade, o uso de cigarros, a gestação e os hormônios são fatores de risco", completa.
A maior prevalência no público feminino está relacionada às variações hormonais da menstruação e da gravidez. Porém, muitas pessoas acreditam que a incidência em peles negras é menor do que nas peles brancas, mas isso não é verdade.
Leia mais: Tipos de varizes: reconheça cada um e veja os mais perigosos
"A incidência é exatamente a mesma. Porém, em algumas pessoas de pele negra, as varizes iniciais são menos destacadas na aparência estética, pois dão menos contraste", esclarece o angiologista. "Por esse motivo, pode parecer uma incidência maior na pele clara, mas todas as peles são portadoras de varizes", afirma.
Será que existem, então, cuidados especiais na forma de tratar as varizes em pele negra? É o que vamos explicar a seguir. Confira:
Varizes em peles negras e em peles brancas: há diferença no tratamento?
...
Veja também
Varizes: tipos, como evitar e tratamento
"Tenho varizes. Preciso operar?" Essa especialista revela tudo que alguém com varizes precisa saber
Essa doença de idosos atinge cada vez mais adolescente e preocupa médicos