Veja a principal dica para evitar exageros nas refeições
Nutricionista faz uma recomendação para evitar que você coma demais
Seja uma reunião familiar, celebração ou jantar importante, comer em excesso durante refeições fartas pode causar desconforto e culpa. Mas, com alguns cuidados, você pode evitar a tentação de exagerar na comida.
Em vez de pular refeições ou se privar antes de um grande banquete, consumir um café da manhã equilibrado que inclua proteínas, fibras e gorduras saudáveis pode ajudar a controlar o apetite e evitar excessos na refeição mais importante do dia.
"Quando você pula o café da manhã ou o almoço para se preparar para um grande jantar, acaba ficando faminto e se coloca em uma situação propícia a comer demais", explica a nutricionista Shelley Balls, especialista do Consumer Health Digest. O resultado? Você termina se sentindo letárgico, inchado e desconfortável.
Melhor estratégia para evitar excessos
Com a temporada de festas chegando, é bom começar o dia com um café da manhã equilibrado. Essa pode ser a melhor estratégia para ajudar a prevenir excessos na próxima refeição e fornecer os nutrientes necessários para manter sua energia ao longo do dia.
O ideal é que o desjejum seja uma combinação saudável de proteínas, fibras e gorduras saudáveis, já que isso ajuda a controlar a gula e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Pesquisas mostram que consumir um café da manhã balanceado pela manhã ajuda a regular os hormônios da fome, prevenindo excessos e desejos alimentares mais tarde.
"Comer regularmente ajuda a manter os sinais de fome do corpo sob controle. Se você pular refeições, é provável que coma em excesso quando a comida estiver disponível", explica Balls. "Guardar espaço para uma grande refeição geralmente tem efeito contrário, pois o deixa com muita fome e sem controle. Você pode comer mais rápido do que o normal e ignorar os sinais de saciedade do seu corpo."
Monte um café da manhã equilibrado
Comer um café da manhã bem equilibrado significa incluir alimentos que forneçam energia ao seu corpo, mantenham você satisfeito e ajudem a evitar excessos. Veja como fazer isso:
1. Priorize proteínas
As proteínas são mais saciantes do que os carboidratos, pois ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e mantêm a fome afastada por mais tempo. "As proteínas ajudam a regular os hormônios da fome, como a grelina, o hormônio responsável por sinalizar a fome", diz Balls. Iogurte grego, ovos e smoothies são ótimas opções.
2. Capriche nas fibras
As fibras desaceleram a digestão e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode prevenir as quedas no nível de energia que frequentemente seguem refeições ricas em carboidratos. Além disso, estudos mostram que as fibras são altamente saciantes, ajudando você a se sentir cheio por mais tempo e a comer menos ao longo do dia.
Balls recomenda incorporar alimentos ricos em fibras em todas as refeições para ajudar no controle das porções mais tarde. As melhores escolhas incluem cereais ou torradas integrais. Outra dica é não negligenciar os vegetais no café da manhã: "Eles são potências nutricionais e cheios de fibras alimentares, que ajudam você a se sentir satisfeito mais rápido e por mais tempo", ela explica.
3. Adote as gorduras do bem
Gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas, ajudam o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis e são essenciais para a saúde geral. Incorporar pequenas quantidades de gorduras saudáveis no café da manhã pode ajudar a mantê-lo saciado, estimulando a liberação de colecistoquinina, um hormônio supressor de apetite que desacelera a digestão.
"As gorduras saudáveis podem desacelerar a digestão dos carboidratos, prevenindo picos de açúcar no sangue e mantendo você satisfeito por mais tempo", diz Balls. "Incluir uma porção de gordura saudável no café da manhã pode ajudar a afastar a fome por horas."
4. Hidrate-se bem, sempre
Beber água antes e durante as refeições ajuda você a reconhecer os sinais de fome e pode reduzir a probabilidade de comer em excesso. "A sede pode ser confundida com sinais de fome", explica Balls. "Os sintomas da desidratação incluem dor de cabeça, fadiga, tontura e dificuldade de concentração, todos parecidos com os sinais de fome." Se você não tiver certeza se está com fome ou sede, Balls recomenda beber um copo de 240 ml de água e esperar 15 minutos para ver se ainda sente fome.
Embora a água seja uma excelente maneira de se hidratar, café, chá e smoothies também podem ajudar a atender às suas necessidades de líquidos. E não esqueça alimentos ricos em água, como frutas, vegetais, aveia, iogurte e cereais com leite.
Fonte: EatingWell