Veja como se proteger da trombose nas viagens de férias
Cirurgião vascular dá dicas para prevenir e cuidar das pernas durante o período de descanso em família
Durante este período de férias da criançada e dos mais jovens, é muito comum as pessoas tirarem alguns dias para viajar e aproveitar um tempo em família. Mas você sabia que passar muito tempo dentro de carros, ônibus ou aviões pode ser apresentar riscos? O maior perigo é de trombose venosa profunda. Por isso, pedimos para o cirurgião vascular, Dr.Caio Focássio, te dar algumas dicas. Confira:
Mesma posição
A grande ameaça é ficar sentado por diversas horas na mesma postura. "A pressão venosa aumenta quando estamos parados por causa da diminuição da drenagem venosa da panturrilha. Quando estamos nessa posição, as pernas ficam paradas para baixo, favorecendo o edema por redução do fluxo venoso, podendo levar a um quadro de oclusão venosa (trombose venosa) que levará a insuficiência venosa crônica e ao surgimento de varizes a médio prazo", explica.
Apesar de ser mais comum em mulheres, a trombose pode acometer homens também. "Eles costumam ser predispostos pela hereditariedade, idade, raça, obesidade, gestação, uso de anticoncepcionais e, claro, pela postura", detalha o especialista.
Cuidados com a trombose
Se necessário e seu médico lhe transcrever, faça uso de medicamentos. Ademais, há outra saída, como as meias elásticas - também conhecidas como meias de compressão - que "ajudam no retorno venoso dos membros inferiores". Focássio também indica fazer algumas pausas durante o percurso para se movimentar, uma desculpa pode ser aquela hora do lanche, para beliscar alguma coisa nos restaurantes e cafeterias de beira de estrada. No caso do avião, se possível, dê uma caminhada pela aeronave.