Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja como se proteger de radiação solar extrema que causará queimaduras e catarata

A cidade de São Paulo será atingida por raios ultravioletas de indíce mais alto que o normal a partir da próxima quinta-feira (19); pedimos para especialistas ensinarem os cuidados necessários

18 set 2024 - 18h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está alertando a população da cidade de São Paulo sobre os níveis elevados de radiação solar ultravioleta. A partir de quinta-feira (19) até, pelo menos, domingo (22), o valor do Índice Ultravioleta (IUV) estará acima do normal e será considerado de risco extremo. Ele está previsto para atingir o nível 11.

Veja como se proteger da radiação solar extrema que atingirá São Paulo a partir da próxima quinta
Veja como se proteger da radiação solar extrema que atingirá São Paulo a partir da próxima quinta
Foto: feira - Canva Equipes/siriwannapatphotos / Bons Fluidos

Índices

Primeiramente, para entender melhor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) separa os índices de raios ultravioletas da seguinte forma: O baixo seria menor que dois. O moderado varia de três a cinco. O alto classifica-se entre seis e sete. Já o muito alto gira em torno de oito a dez. E o extremo é maior que onze.

Riscos

Sendo assim, se expor ao sol a partir de amanhã pode ser mais perigoso que o normal, então pedimos para as especialistas explicarem quais são os riscos que estaremos correndo ao sair na rua. As médicas dermatologistas, Dra. Larissa Viana e Dra. Maria Paula Del Nero, afirmam que as consequências podem vir a ser desde melasmas, rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele, até queimaduras e câncer de pele. Diversas pessoas da área da saúde também estão chamando atenção para os perigos com os olhos, principalmente para os riscos de cataratas.

Cuidados

Ambas as profissionais enfatizam a importância de reaplicar o protetor solar e usá-lo sempre, mesmo em dias nublados ou de baixa radiação. "Utilize, no mínimo, duas vezes. Passe de manhã e reaplique na hora do almoço", disse Larissa. Em casos de alta incidência, como o que ocorrerá nesta semana, Maria Paula indica adicionar uma nova camada em intervalo menor. "Reaplique a cada duas horas ou opte por um de FPS mais alto", aconselha.

Outra dica e, recomendação também da OMS, é evitar se expor diretamente ao sol próximo ao meio-dia. Ademais, se puder, não fique muito tempo ao ar livre em momentos do dia que o sol está muito forte e permaneça na sombra sempre que possível. Por fim, não esqueça os óculos de sol para proteger a vista e não fique sem camisa ou boné. Cuide-se.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade