4 atividades físicas para deixar o sedentarismo de lado no verão
Educador físico dá dicas de atividades físicas para o verão que, além de muito benéficas, podem ser praticadas mesmo por iniciantes
Nesse período de verão, muitas pessoas decidem começar a cumprir a promessa de cuidar mais da saúde. Afinal, sem os dias frios e chuvosos, fica mais fácil ter vontade de fazer atividades físicas, especialmente ao ar livre. Por outro lado, começar a praticar um exercício novo pode ser desafiador em qualquer momento do ano.
"A falta de motivação para iniciar uma atividade é um dos maiores empecilhos para as pessoas sedentárias. Quanto mais parado você está, fisicamente falando, mais difícil é de sair desse estado", diz o educador físico Geovani Silva, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado.
Apesar desses desafios, é preciso entender que os benefícios de começar uma atividade física são imensos. "Melhora a qualidade de vida, proporcionando mais energia, disposição e bem-estar; ajuda a prevenir diversas doenças como o diabetes, problemas cardíacos e câncer; auxilia na perda de peso, no fortalecimento ósseo e na qualidade do sono", exemplifica Silva.
E, para ser mais fácil sair do sedentarismo, uma ideia é optar por atividades físicas mais simples para esse verão. Geovani Silva dá algumas dicas de modalidades que podem ser excelente opções para os iniciantes a seguir:
Caminhada
É uma ótima opção para sair do sedentarismo. Considerada uma atividade de baixo impacto e fácil realização, pois não requer o uso de equipamentos, é adaptável de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.
Natação
Essa atividade, além de relaxante e de baixo impacto, ajuda no fortalecimento dos músculos e articulações e ainda melhor a saúde cardiovascular e respiratória. Isso sem contar que é um exercício refrescante para o calor.
Pilates
O pilates é um excelente exercício para o fortalecimento do core (região central do corpo, que inclui os músculos do abdômen, lombar e pélvico). Contribui também para o aumento da flexibilidade corporal e melhora o controle e a coordenação motora.
Ciclismo
Esse exercício aeróbico melhora a circulação sanguínea e a pressão arterial. Pedalar ainda reforça a musculatura, a densidade óssea e preserva as articulações.
Yoga
Por fim, yoga combina exercícios físicos, relaxamento, controle respiratório e meditação, promovendo a força corporal, a flexibilidade e o equilíbrio. Estimula a saúde mental e a consciência corporal.