Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ainda dá tempo de emagrecer no verão: veja 4 dicas que funcionam

São orientações que também servem para o decorrer do ano de 2024

28 fev 2024 - 19h01
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Chegou o verão! Estação que é a preferida de muitos brasileiros e que motiva várias pessoas a criarem hábitos saudáveis. Ainda assim, toda cautela é necessária para dar um "upgrade" na condição física e nesse sentido a endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Maria Fernanda Ozorio vai transmitir quatro dicas para emagrecer no verão.

Emagrecer no verão
Emagrecer no verão
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja as quatro dicas para emagrecer no verão

Rotina de exercícios físicos

Lembre-se da orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, o que contribui para a perda de peso.

"Associar exercícios aeróbicos, que promovem queima de calorias à atividade resistida para ganho de massa muscular, ajuda na queima de gordura, melhora a composição corporal, facilita a perda de peso, além de promover a sensação de bem-estar emocional", disse a Dra. Maria Fernanda em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Alimentação com mínimo de calorias no dia a dia

"Uma dica prática é priorizar alimentos ricos em fibras, como legumes, saladas, grãos integrais e proteínas magras. São alimentos que aumentam a sensação de saciedade e contém menos calorias. Assim, acabamos buscando menos comida de alto valor calórico. Cuide com preparações gordurosas e densamente calóricas, como molhos gordurosos, frituras, alimentos empanados, massas, pães e doces. Durante as comemorações de final de ano, escolha opções saudáveis e evite repetir", orientou a médica.

Sem bebidas açucaradas com álcool moderado

Quer emagrecer? Então, elimine refrigerante, chás adoçados ou suco de caixinha, produtos calóricos e que não possibilitam a saciedade. "A dica é preferir os alimentos in natura, como as frutas no lugar dos sucos, além de preferir água para se manter hidratado. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas, que são densamente calóricas. Também ajuda a reduzir o consumo total de calorias ao longo do dia. Reserve o consumo de álcool apenas para os brindes nas festividades de final de ano e prefira líquidos não calóricos no dia-a-dia", sugeriu.

Sono de qualidade

"O sono é importante aliado na perda de peso. Sabidamente, noites mal dormidas levam a um consumo maior de alimentos ricos em calorias no dia seguinte. Estresse emocional e ansiedade tem influência direta nas escolhas alimentares. Pessoas ansiosas e em momento de estresse buscam conforto na comida e ficam mais suscetíveis a dietas hipercalóricas. Hábitos saudáveis, momentos de lazer e hobbies ajudam no controle do estresse e promovem sensação de prazer. Portanto, são excelentes aliados do emagrecimento já que o bem-estar emocional também ajuda no controle de boas escolhas alimentares", concluiu a Dra. Maria Fernanda Ozorio.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade