Após semana calor intenso, Sudeste e Sul devem sofrer com temporais
Conforme Climatempo, altas temperaturas foram geradas pelo fenômeno 'Aquecimento Adiabático'; entenda o que é
Após uma semana de altas temperaturas, o Sudeste do Brasil deve enfrentar temporais a partir de sexta-feira, 24. O mesmo deve ocorrer em cidades da região Sul do País.
O “Terra Verão, Você em Movimento” acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com oficinas de corrida, yoga, alongamento, fitdance e atividades para as crianças. Terra Verão é um oferecimento de Bluefit, Amazon Prime, Sabesp e Arno
De acordo com o Climatempo, o calor extremo que atingiu o Sudeste é reflexo de um fenômeno chamado "Aquecimento Adiabático", um processo natural associado à presença de montanhas, que ocorre de forma não sazonal, ou seja, pode ser registrado em qualquer época do ano.
Por causa desse fenômeno, São Paulo registro máxima de 33,9ºC, enquanto o Rio de Janeiro atingiu 39ºC em algumas regiões. Recordes similares também foram registrados em Belo Horizonte (MG).
No entanto, com a chegada dos temporais nessas regiões, a expectativa é de que o calor diminua. "Nesta sexta, os temporais voltam com força para os três estados do Sul. A mesma situação é esperada para São Paulo, de modo geral com chuva um pouco mais isolada, chegando até o Mato Grosso do Sul", detalha Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
No Sul, os temporais serão caracterizados por chuvas volumosas, acompanhadas de ventos intensos e alta possibilidade de granizo. Os ventos, segundo o órgão, podem chegar a 80 km/h. A instituição alerta para o risco de alagamentos em áreas vulneráveis e queda de árvores.
Clima no Brasil: Norte e Nordeste
Ainda de acordo com o Climatempo, há expectativa de chuvas volumosas na região, porém com menor chance de temporais. O destaque vai para o Amapá, norte do Pará, Maranhão, Piauí e norte do Ceará, que devem registrar os maiores volumes de chuva.
Diferentemente do que ocorre no Sudeste, no Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pelas chuvas fortes e constantes previstas. A ZCIT é um encontro de ventos na região do Equador e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é um dos principais responsáveis pelas chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Com isso, a expectativa é que cidades que estavam registrando temperaturas de 35ºC tenham uma queda de até 5ºC.
Clima no Brasil: Centro-Sul
Assim como no restante do país, no Centro-Sul a previsão indica pancadas de chuva, mas com temperaturas elevadas durante a tarde e à noite. No sábado, 25, e no domingo, 26, temporais devem ser registrados em Minas Gerais, parte do Espírito Santo e também no Centro-Oeste.
"Nessas regiões, as pancadas podem ser fortes, mas a tendência é que sejam isoladas e não provoquem muitos danos", prevê Luengo.