As 8 melhores praias do Brasil com acessibilidade para cadeirantes
Em vários lugares, iniciativas visam a inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em praias
Em muitas praias do Brasil, a beleza natural da região não é o único ponto que chama a atenção dos turistas, mas também a acessibilidade que elas oferecem para pessoas cadeirantes. Atualmente, a falta de acessibilidade para esse público impede que muitos possam aproveitem o mar.
No entanto, várias praias do país adaptaram a infraestrutura do local para receber pessoas com deficiência e investiram em equipes treinadas para orientar essas pessoas. A seguir, confira 8 praias brasileiras acessíveis para cadeirantes.
1 - Copacabana (Rio de Janeiro)
Em 2008 surgiu o projeto Praia para Todos, que visa tornar as praias do Rio lugares acessíveis para pessoas com dificuldades de locomoção. Atualmente, a praia de Copacabana é referência quando se trata de acessibilidade.
O projeto permite que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida aproveitem o mar. Além disso, atividades para esse público são realizadas nos postos 5 e 6. Os turistas têm todo um suporte para tomarem banho de mar e, ainda, podem praticar frescobol, handbike e outras atividades adaptadas.
2 - Itanhaém (São Paulo)
O Programa Praia Acessível, iniciado em 2012, oferece cadeiras anfíbias e uma equipe devidamente treinada para auxiliar turistas com deficiência física durante seus banhos de mar. Os postos de apoio estão estrategicamente localizados nas regiões do Jardim Grandesp, Satélite e Suarão.
Além de desempenhar um papel crucial na promoção da inclusão, o programa também facilita o cadastramento de voluntários interessados em contribuir para esse processo.
3 - Porto de Galinhas (Pernambuco)
A Prefeitura de Recife conta com o projeto chamado "Praias Sem Barreiras", que promove a acessibilidade tanto para turistas quanto para moradores que enfrentam desafios de locomoção até a praia. A proposta tem a assinatura da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
O objetivo é proporcionar a oportunidade de banhos de mar e passeios pelas piscinas naturais da região, incluindo destinos populares como Porto de Galinhas, para visitantes com deficiência. O projeto fornece cadeiras anfíbias e implementou esteiras de 10 metros de comprimento em diversos lugares da praia, facilitando o acesso do calçadão até uma parte da areia.
4 - Fernando de Noronha (Pernambuco)
O projeto Eco Noronha, uma organização não-governamental, disponibiliza rampas de acesso e cadeiras anfíbias para os visitantes cadeirantes ou com outros tipos de deficiência física ou mobilidade reduzida na locomoção até a praia. A organização também utiliza outros métodos de acessibilidade para tornar a praia inclusiva.
5 - Praia de Iracema (Ceará)
Desde 2015, a Prefeitura de Fortaleza vem implementando um projeto de acessibilidade nas suas praias urbanas, com destaque para a praia de Iracema. Nessa área, uma esteira de acesso foi instalada, proporcionando acesso ao mar. O projeto inclui ainda a disponibilidade de cadeiras anfíbias para quem deseja usufruir da praia, além de uma equipe treinada para ajudar os banhistas com deficiência.
6 - Ponta Negra (Rio Grande do Norte)
Na praia de Ponta Negra, em Natal, o projeto OrtoRio proporciona atividades para pessoas com deficiência física. Especialmente nos finais de semana, próximo ao Morro do Careca, uma equipe de voluntários está pronta para auxiliar o acesso à praia.
Em 2013, a orla teve uma reforma que contribuiu para o acesso de cadeirantes em diversos pontos da praia.
7 - Ilhabela (São Paulo)
A prefeitura local e o Governo do Estado de São Paulo fizeram uma parceria e montaram uma equipe para auxiliar turistas com dificuldades de locomoção nas praias da região. A equipe é composta por 17 guarda-vidas, oito vinculados à prefeitura e nove ao governo.
Diariamente, a equipe presta assistência em diversas praias, incluindo Saco de Capela, Perequê, Curral, Praia Grande, Pedras Miúdas e Garapocaia. O suporte é contínuo para quem necessitar.
8 - Balneário Rincão (Santa Catarina)
No litoral sul do Brasil, a iniciativa Praia Acessível está ativamente promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em diversas praias, como em Balneário Rincão. Os banhistas e seus acompanhantes podem pedir orientações para os bombeiros e os voluntários do projeto, todos treinados para ajudar pessoas com deficiência. O Posto 1, localizado na Zona Norte de Balneário Rincão, é o ponto central para encontrar o projeto Praia Acessível.