Dicas de cuidados com a pele para curtir o verão sem medo
Especialista alerta para a importância das medidas preventivas para manter a saúde da epiderme
O verão se aproxima e com ele as atividades ao ar livre se intensificam. Mas a euforia da estação mais quente do ano pode resultar na negligência dos cuidados com a pele. O órgão desempenha uma série de funções fundamentais para o organismo, de forma que seus danos comprometem diretamente a saúde geral.
Visto que o calor intenso e a alta exposição ao sol podem provocar problemas e influenciar no desenvolvimento de doenças, adotar medidas preventivas faz a diferença e promove a qualidade de vida. Por isso, a dermatologista e co-fundadora da Clínica Dominique, Vivian Simões Pires, dá dicas de como manter a pele saudável e hidratada mesmo em dias quentes. Confira as principais indicações abaixo.
Atente-se a escolha do filtro solar
O uso de protetor solar é essencial, especialmente no verão. Assim, é necessário escolher um produto que seja ideal para seu tipo de pele. " Se você é uma pessoa que tem pele sensível, tem que escolher um protetor que ofereça a tecnologia ideal", esclarece a especialista.
Além disso, é preciso utilizar um protetor solar adequado para cada região do corpo, já que cada parte possui diferenças de oleosidade e precisa de uma tecnologia específica. "O fator de proteção deve ser de no mínimo 30, e, preferencialmente que ele tenha uma proteção UVA e UVB. Isso porque muitos têm uma proteção muito grande UVA e não tem de UVB e vice-versa. Dessa forma é sempre bom encontrar uma opção com as duas proteções", explica a dermatologista.
Adapte sua skincare para o verão
No verão a pele tende a ficar mais oleosa, resultando na piora de algumas doenças como a acne. Nesse sentido, o ideal é realizar a limpeza com um sabonete adequado para seu tipo de pele duas vezes ao dia. Esse hábito auxilia no controle da oleosidade excessiva e na obstrução dos poros. "Também indico o uso da Vitamina C tópica, que é um excelente antioxidante e um grande aliado contra os danos solares", orienta a profissional.
Torne seu bronzeado saudável
Para quem gosta de aproveitar o verão para ficar bronzeado, a especialista ressalta que é possível conquistar a cor dourada evitando danos à pele. Para isso, é necessário adotar alguns cuidados, como optar pela leve exposição solar que não contemple os horários de maior radiação. Além disso, não se deve descuidar do protetor solar, repassando-o de 2 em 2 horas em caso de exposição à água, e de 3 em 3 horas em condições usuais.
Mantenha a hidratação
Ingerir o aporte hídrico correto é fundamental para promover a hidratação da pele, evitando assim que ela fique seca e sem viço. O baixo consumo de água também acelera o envelhecimento e o desenvolvimento de rugas prematuramente. Por isso, especialmente no verão, o ideal é consumir muita água, além de priorizar alimentos ricos em líquidos.
Invista em outros aparatos de proteção
Além do uso de filtro solar, utilizar roupas e acessórios adequados também são boas alternativas para se proteger da exposição solar intensa. "Eu sempre indico utilizar roupas com proteção UV, óculos de sol, bonés e chapeus e, se possível, até guarda-sol. Nossa pele é muito sensível e requer cuidados, especialmente a região do rosto, pois a pele é muito fina e acaba sendo danificada muito rápido e muitas vezes são danos irreversíveis", finaliza a dermatologista.