Empreenda na praia neste verão e ganhe dinheiro com o pé na areia
Especialista traz 7 oportunidades de negócios sazonais
O verão é uma temporada ideal para empreender e fazer uma renda extra, com diversas oportunidades de negócios sazonais.
O verão é sinônimo de sol, praia e momentos de lazer, mas também pode ser a temporada ideal para fazer uma renda extra e até iniciar um novo negócio. O especialista Raphael Mattos, empreendedor serial e autor do best seller "Vender, Lucrar, Escalar", aponta que, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, quase 60% dos brasileiros preferem tirar férias no verão e 65% deles gastam mais neste período do que em qualquer outra época do ano.
“O início de 2025 traz inúmeras oportunidades para quem deseja investir em atividades sazonais e aproveitar o movimento intenso das regiões litorâneas, o período é estratégico. As pessoas estão dispostas a consumir e isso abre uma janela valiosa para empreender com criatividade e baixo custo", afirma.
Entre as opções mais promissoras, Mattos destaca os serviços e produtos que atendem às necessidades de quem frequenta praias, balneários e eventos ao ar livre e compartilha 7 ideias práticas de negócios:
- Criar uma experiência com algo que você já tenha conhecimento. Sabe pescar? Que tal um serviço de guia de pesca? A pesca esportiva é uma prática que tem muitos adeptos, mas muitas vezes, eles não sabem um lugar adequado para isso, onde têm mais peixes, qual isca usar, vara, como tirar o peixe do anzol etc. Se tiver a oportunidade de alugar um barco para oferecer o serviço completo, melhor ainda. A dica vale para práticas de yoga, surf, vôlei, futevôlei, slackline e assim por diante.
- Trancista. As tranças estão super em alta e quem não gosta de ficar bonita na praia, no hype da moda? Nas redes sociais têm diversos conteúdos ensinando a fazer e se conseguir com fitas de cetim, contas ou miçangas agregando valor e uma pegada bem colorida, melhor ainda, adultos e crianças vão adorar. Pode fazer penteado, trança praiana, tranças em coque e os famosos tererês, agora chamados de trança pp.
- Marquinha de fita. Consiste em aplicar um bronzeador e colocar o biquíni na marquinha correta. O processo dura em torno de 1 hora, enquanto isso, um suco de frutas para estimular a melanina, água de coco e água natural agregam valor ao serviço.
- Fotos impressas. Uma foto da família impressa na hora é muito mais legal para guardar de recordação. Se tiver um cenário "instagramável", melhor ainda. Com uma pequena impressora portátil que conecta ao celular via bluetooth e pode ser comprada pela internet a partir de 400,00 reais dá para fazer muito dinheiro com bom gosto e criatividade e ainda recuperar o investimento rapidinho.
- Aluguel de drone. Já viu a galera fotografando lá do alto e como as fotos ficam demais? Tem drone com câmera para fotografar que custa a partir de 200,00, aí é possível alugar o equipamento por hora ou oferecer o serviço das fotos, a pessoa só tem o trabalho de posar e o resultado fica incrível.
- Serviço de babá na praia (baby sitter). A ideia é criar uma estrutura para cuidar de crianças ali mesmo na praia, na frente dos pais, enquanto eles descansam. Uma tenda para proteger do sol, alguns brinquedos para brincar na areia e criatividade são os ingredientes necessários. Caça ao tesouro, amarelinha na areia e cabo de guerra são opções para entreter a galerinha.
- Pet sitter na praia. Parecido com o das crianças, mas para os pets que foram viajar com seus tutores, a ideia é oferecer serviços de cuidados e passeios enquanto o tutor descansa na praia. Quem ficou na cidade, pode fazer o mesmo hospedando os bichinhos.
“O segredo do sucesso está em identificar uma necessidade local e oferecer uma solução prática e inovadora. A demanda no verão é alta e os negócios que se destacam são aqueles que conseguem aliar qualidade, preço justo e um atendimento diferenciado. Começar pequeno pode ser o início de uma grande jornada empreendedora", conclui.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.