O que muda no skincare no verão?
Com mais exposição ao sol, é preciso fazer alguns ajustes na rotina de cuidados com a pele
Sabemos que, com a chegada do verão, aumenta a nossa exposição ao sol. O que talvez você não saiba é, durante esta estação, é também preciso fazer alguns ajustes na rotina de cuidados com a pele. Veja abaixo lista de recomendações e cuidados que especialistas deram para a temporada mais quente do ano.
Protetor solar
Regra número 1: protetor solar, é claro. Para evitar o risco de doenças causadas pela alta intensidade de raios solares e para evitar, ainda, o envelhecimento precoce da pele, os filtros são primordiais nesta época do ano.
"A rotina de skincare costuma ser a mesma de sempre, porém, devemos intensificar a fotoproteção. Muitas vezes os pacientes não têm o costume de reaplicar os filtros solares de 3 em 3 horas, mas no verão é necessário que essa regra seja ainda mais vigorosa", ressalta o biomédico esteta especialista em rejuvenescimento da região dos olhos, Matheus Castro.
Ele relembra uma região importante que várias vezes fica de fora da fotoproteção, a região das pálpebras. "É importante que essa área receba uma atenção maior, uma vez que um dos responsáveis pela pigmentação da área é a exposição direta ao sol". Ele orienta que as pacientes procurem um filtro que não gere ardência nessa região. "Uma dica é optar por filtros de textura mais leve e, ao passá-lo, dar uma distância de pelo menos 4mm da região ciliar, tanto superior quanto inferior. Espere secar para abrir os olhos", recomenda.
Rotina dos 4 passos
O médico dermatologista Lucas Miranda reforça a importância de seguir os quatro passos primordiais do skincare: 1)higienizar; 2) tonificar; 3) hidratar e 4) proteger.
Segundo o médico, os produtos devem ser escolhidos de forma individualizada. "O dermatologista irá identificar o tipo de pele, as condições da saúde da pele que precisam ser tratadas e recomendar os produtos mais indicados para aquela pessoa", orienta.
É comum que, por causa do suor, pessoas com pele mista ou oleosa parem de usar hidratante quando as temperaturas sobem. O biomédico esteta Matheus Castro chama essa pausa de erro. "A hidratação é necessária para que esse sebo seja controlado e para não perdermos água de dentro para o meio externo", explica.
Hidrate-se
E quando falamos da importância da hidratação, não nos referimos apenas ao creme. Para manter a pele bonita e saudável durante a estação mais quente do ano, a ingestão contínua de água é outro passo do skincare perfeito de verão. Procure ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e consuma frutas e nutrientes que contenham muito liquido.
Quais outros produtos adicionar à rotina do skincare de verão?
Durante o verão, é normal que passemos do ponto na exposição solar. Por isso ande sempre com uma loção pós-sol na bolsa. O dermatologista Lucas Miranda sugere ainda o uso de produtos capilares para ajudar a proteger os fios do sol, da água do mar e da piscina; e o biomédico Matheus Castro acrescenta os antioxidantes (como Vitamina C, Silício Orgânico e CoenzimaQ10) na rotina.
"Em relação a produtos para retirar na rotina, geralmente é recomendado descontinuar o uso de ácidos", reforça o médico.
O skincare do rosto x skincare do corpo
Para finalizar, atente-se aos cuidados com o restante do corpo, e não apenas com o rosto. Ainda que mais simples, a rotina de cuidados é importante. Além do filtro solar, evite tomar banho com água quente e não use buchas ou esponjas de banho, já que elas também removem a camada de proteção da pele, e não use sabonete em excesso.
"O sabonete deve ser usado nas regiões de maior transpiração, como a parte íntima e axilas", diz. "Outra dica, pensando nessa época do ano é ter atenção na realização de quaisquer procedimentos estéticos, até mesmo uma depilação, por exemplo, se feita na véspera de uma exposição solar mais intensa, pode resultar em manchas", alerta o médico.