Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Projeto verão: como evitar lesões na prática de atividade física

Especialista dá dicas para quem deseja sair do sedentarismo e começar a praticar uma atividade física de forma adequada

14 nov 2024 - 08h00
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada do verão, muitas pessoas que passaram o ano sedentárias decidem mudar os hábitos e começam a praticar exercícios físicos. No entanto, essa mudança repentina na rotina pode aumentar os riscos de lesões ortopédicas, especialmente no joelho e tornozelo. Para evitar acidentes, o ortopedista e traumatologista do esporte, Bruno Canizares, separou três dicas essenciais para uma prática esportiva segura. Confira:

Exageros na busca pelo projeto verão pode causar lesões
Exageros na busca pelo projeto verão pode causar lesões
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Avalie sua saúde 

O primeiro conselho para qualquer pessoa que deseja começar ou retornar a praticar atividade física é saber como está a saúde do seu corpo. O ideal é passar pelo médico para descartar doenças cardíacas ou condições pré-existentes que possam ser agravadas dependendo da atividade escolhida.

"Conversar com o seu médico antes de iniciar uma atividade física não é apenas um pré-requisito para se matricular em academias que exigem atestados de saúde. A ideia dessa consulta inicial é que médico e paciente possam escolher juntos quais os esportes mais adequados, de acordo com as suas condições físicas", explica Bruno.

De acordo com o ortopedista, pessoas com comorbidades, doenças ou lesões anteriores não estão impedidas de se exercitar. Porém, ele reforça a necessidade de adaptar o exercício e também de ter um bom profissional auxiliando durante a prática. 

2. Fortaleça os músculos 

Se você é uma pessoa sedentária, comece incluindo exercícios de fortalecimento muscular na sua rotina de treinos, mesmo que a atividade escolhida seja aeróbica, por exemplo. Pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício apresentam fraqueza muscular e falta de flexibilidade: dois fatores fundamentais no aumento de riscos de lesões.

"As lesões mais comuns nestes casos incluem as musculares e nos joelhos, além de entorses no tornozelo. A maioria é causada por movimentos bruscos, sobrecarga e falta de preparação adequada. Por isso, a importância de fortalecer os músculos, realizar alongamentos de aquecimento e, principalmente, respeitar os limites do seu corpo", explica Bruno.

3. Comece aos poucos

Quando o assunto são lesões causadas pela intensidade dos exercícios, a ansiedade e o espírito competitivo podem ser os grandes inimigos dos novatos, que desejam levantar cargas muito pesadas ou ganhar o corpo dos sonhos em pouco tempo de treino. A recomendação para todos os iniciantes é começar de forma gradual, tanto em relação à intensidade quanto à duração dos exercícios, assim é possível que o corpo se adapte de maneira saudável.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade