Queimaduras, micoses e brotoejas podem ser mais comuns no verão; saiba como prevenir
Dermatologista detalha ao Terra os cuidados necessários contra as doenças e problemas de pele mais frequentes nos dias mais quentes do ano
Não é só a saúde íntima da mulher que demanda cuidados em dias mais quentes. Algumas doenças de pele podem ser favorecidas com as altas temperaturas.
É o caso de:
- micoses, que são infecções decorrentes do crescimento excessivo de fungos, e atinge ainda unhas e couro cabeludo
- bicho geográfico, tipo de lesão que surge após contato com um parasita presente nas fezes de cachorros e gatos;
- miliária ou brotoeja, mais comum em bebês que não possuem as glândulas sudoríparas totalmente formadas;
- fitofotodermatose, tipo de queimaduras que surgem a partir do contato com substâncias encontradas em alimentos como limão, figo, tangerina e outras frutas cítricas, seguida da exposição solar;
- queimaduras, comum no verão justamente pela maior exposição solar;
- e o agravamento de lesões prévias, como melasma e sardas, também em decorrência da maior radiação solar.
As indicações são da dermatologista Trícia Simões, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócia na Duoderma - Clínica Dermatológica e Estética.
De acordo com ela, medidas devem ser adotadas para evitar a ocorrência desses problemas, como evitar se expor demais ao Sol, não usar roupas úmidas por longos períodos, lavar e secar bem as áreas de dobras do corpo, se hidratar bastante, manter o corpo ventilado, usar barreiras físicas, a exemplo de chapéus, bonés e óculos, e aplicar protetor solar diariamente.
"Lembrando que a exposição solar intensa é o principal fator para o aparecimento do câncer de pele, logo a exposição deve ser sempre moderada e com muita proteção", ressalta Trícia em entrevista ao Terra.
"Em caso de lesões como micose, bicho geográfico e queimaduras, é importante também uma avaliação médica, pois as infecções são tratadas com antibiótico", acrescenta. Para tratar queimaduras, usa-se também creme calmantes e cicatrizantes.