Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Cidades litorâneas são destinos preferidos de viagens no verão  Foto: iStock/Golero

Terra Insights: 3 em cada 4 pessoas gastam mais no verão, e 1 em cada 3 quer viajar

Levantamento questiona hábitos das pessoas durante a estação do ano de temperaturas mais altas

Imagem: iStock/Golero
Compartilhar
23 jan 2025 - 18h01

Uma pesquisa realizada pelo Terra Insights aponta que 75% das pessoas costumam gastar mais dinheiro durante o verão, 55% pretendem tirar férias e 68% têm o costume de sair com os amigos neste período de temperaturas mais altas.  

Tendo em vista o aumento das despesas nesta época, 68% das pessoas disseram que utilizam algum tipo de controle financeiro específico durante o verão.

O levantamento, realizado via plataforma mobile em dezembro do ano passado, segue os padrões de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e questionou o comportamento dos usuários na estação do ano que vai até março. Os resultados refletem as respostas de uma amostragem de 1.854 usuários, sendo 56% homens e 32% mulheres. Outros 12% responderam 'outro' ou preferiram não identificar gênero.

A pesquisa perguntou o que os usuários pretendem fazer neste verão. A maior parte das pessoas respondeu que quer viajar (34%), seguido por visitar familiares e amigos (23%), descansar (16%), ir a festas/bares (11%), fazer algum curso (7%) e cuidar da saúde/alimentação (6%). Outros 3% pretendem fazer outras coisas.

E viajar para onde? As cidades litorâneas são os destinos preferidos de 37% dos usuários. Na sequência, ir a cidades históricas é a preferência de 16%, empatado com visitas a cidades do interior, seguido por centros urbanos (14%) e parques (10%). Outros 5% preferem outros destinos.

Sobre os lugares preferidos para visitação, as feiras gastronômicas são as prediletas de 37% das pessoas. Festivais ao ar livre são escolhidos por 16%, mesmo percentual dos que responderam exposições. Clubes aquáticos (14%) e parques (10%) aparecem na sequência, enquanto 5% costumam ir a museus. 

Mas se puder sair quase sem gastar, melhor ainda: os passeios gratuitos estão na lista de atividades de verão de 75% das pessoas.  

O levantamento aponta ainda que 70% das pessoas costumam fazer atividades oferecidas por marcas. Entre essas atividades, a preferida é corrida de rua (37%). Depois, avaliação física gratuita (16%), degustação de bebidas/comidas (16%) e aulas/atividades físicas em parques (14%). Meditação/yoga (10%) e festivais (5%) também aparecem como os hábitos de verão.

Frutas são os alimentos preferidos de 18% dos usuários durante o verão. Cerveja e água aparecem empatados (13% cada), enquanto churrasco costuma ser consumido por 12% e sorvete/picolé por outros 11%. A lista ainda tem os destilados (9%), refrigerantes (8%), vitaminas (6%), fast food (6%) e porções/snacks (5%).  

Pensando na saúde e bem-estar, 28% costumam fazer caminhadas durante o verão, e 24% fazem academia/musculação. Dieta (18%), cuidados com o cabelo (16%) e praticar esportes ao ar livre (14%) fecham a lista.

Inscreva-se: Projeto Terra Verão, com atividades gratuitas, acontece nos dias 25 e 26/01

Terra Verão 2025 acontece no Parque Villa-Lobos, em São Paulo
Terra Verão 2025 acontece no Parque Villa-Lobos, em São Paulo

Gastos variados 

Roupas e acessórios são os itens que mais usuários disseram que pretendem comprar neste verão (21%), seguido por calçados (12%) e protetor solar (11%). Desodorante (9%), viagens (8%), perfumes e maquiagens (7%), bebidas alcoólicas (7%), eletrônicos (7%), tratamento de beleza para pele ou cabelo (6%), smartphone (6%) e decoração (4%) completam a lista. Outros 3% disseram que não pretendem comprar nenhuma dessas opções.  

Ainda sobre consumo, 71% das pessoas responderam que costumam utilizar produtos específicos de beleza para proteger a pele e o cabelo durante o verão. Protetor solar é o principal item (34%), seguido por hidratante (27%), protetor labial (18%) e produtos para cabelo com proteção UV (13%); 7% responderam que costumam utilizar 'outro' produto de beleza. 

Dados demográficos 

Pouco mais de dois terços dos usuários que responderam à pesquisa têm até 34 anos: 34% têm de 16 a 24 anos, e 33% estão na faixa etária de 25-34. As pessoas de 35 a 44 anos representam 19% dos que responderam, seguido pelo grupo de 45 a 59 anos (10%), e 5% têm mais de 60 anos.  

A maior parte dos entrevistados reside no Sudeste (40%), seguido pelo Nordeste (28%) e Sul (14%). Centro-Oeste e Norte tiveram 9% cada. 

A maioria dos usuários declarou que tem renda de até 2 salários mínimos (55%), 30% disseram receber de 3 a 5 salários mínimos, 13% responderam que ganham de 5 a 10 salários mínimos e 3% têm a renda acima de 10 salários mínimos.

Fonte: Terra Insights
PUBLICIDADE