Verão 2024: nutróloga explica o que é melhor evitar na praia
Dicas que servem para curtir este ciclo com a saúde em dia
O verão é a estação do ano em que muitas pessoas aderem ao período de férias, época que é comum de se pensar pelo descompromisso da dieta. Aí é que se engana, ou seja, o cuidado não para! Nesse sentido, a nutróloga Dra. Marcella Garcez vai orientar o que não é legal comer na praia.
Entenda o que não é legal comer na praia
Procedência duvidosa
"Devemos evitar alimentos de composição e procedência desconhecidas, preparadas fora das normas básicas de higiene, mal embaladas ou acondicionadas pelo risco de contaminação", alegou a Dra. Marcella.
Nada de gorduras e condimentos
Sendo assim, a lista é gigante daquilo que deve ser evitado já que é raro encontrar alguma comida leve à beira mar. "Refeições muito elaboradas, com grandes quantidades de gorduras e condimentos podem causar disfunções digestivas, que se agravam em dias de calor e causar desidratação", destacou a profissional.
Atenção com frutas e álcool
A médica reforçou que a alimentação deve ser leve e fresca ou até consumir nada na areia. O motivo é que há um grupo de frutas que impacta negativamente na pele e que bebidas alcoólicas não são aceitas.
"As frutas ácidas devem ser consumidas com muito cuidado, pois podem causar queimaduras e manchas na pele. Quanto às bebidas nem pensar. Em excesso, podem desidratar o organismo e ainda levar a intoxicação hepática", disse a Dra. Marcella Garcez.
Então, o que se pode comer na praia?
"As altas temperaturas na praia podem favorecer as contaminações e todo cuidado com relação aos alimentos é bem-vindo. Na dúvida, as melhores opções são os alimentos industrializados, embalados, dentro da validade e bem armazenados", concluiu a Dra. Marcella Garcez.