Vesícula vitelina: o que é, qual a função e possíveis anormalidades
A vesícula vitelina pode ser vista a partir da quinta semana de gestação. Veja como a vesícula vitelina funciona durante a gravidez
A vesícula vitelina, também conhecida como saco vitelino, é uma pequena estrutura que se forma na parte externa do embrião durante o início da gravidez. Ela tem diversas funções importantes durante o período embrionário, principalmente para a formação do futuro bebê.
Qual a função da vesícula vitelina?
A principal função da vesícula vitelina no início da gestação é possibilitar a nutrição e a troca de gases entre gestante e o embrião. Para dar esse suporte nutricional a ele, a estrutura é estimulada pelo hormônio HCG, e cresce antes do bebê aparecer.
Segundo o ginecologista e obstetra Mário Macoto Kondo, ela também é responsável pela produção de células sanguíneas, células tronco, macrófagos, células germinativas e regulação metabólica.
No entanto, a vesícula vitelina é temporária, ou seja, não dura até o final da gestação. "Ela permanece somente até que a placenta consiga atingir tamanho e maturação para assumir seu papel na gravidez, com 12 semanas de gestação não é mais possível visualizá-la", explica a ginecologista e obstetra Bruna Cavalcante.
Saiba mais: 9 causas para o sangramento na gravidez e o que fazer
Como se forma a vesícula vitelina?
A vesícula vitelina é formada logo após a nidação, quando o embrião está fixado na parede do endométrio, dentro do útero.
...
Veja também
Aborto espontâneo: o que é, sintomas e causas
Gravidez ectópica: o que é, sintomas e riscos para a saúde
Gravidez anembrionária: o que é, causas, sintomas e tratamento
Gravidez molar: o que é, sintomas, tratamento e se é câncer
Vesícula vitelina: o que é, qual a função e possíveis anormalidades