Vestidos, valsa e joias: entenda as tradições das festas de 15 anos, como a de Rafaella Justus
Cerimonialista detalha tradições e inovações nas festas de 15 anos: 'Eles amam dançar funk. Uma coisa que há dez anos atrás era impensável!'
Um vestido perfeito, um príncipe lindo e um grupo de 15 casais para acompanhar a valsa. Esse é o roteiro clássico de uma festa tradicional de 15 anos, momento sonhado por muitas adolescentes no Brasil e que será realizado por Rafaella Justus na noite desta sexta-feira, 30.
A herdeira de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro está compartilhando todos os preparativos luxuosos para sua festa há meses. Os detalhes vão desde a escolha do convite perfeito até a prova dos vestidos.
No entanto, atualmente os ritos tradicionais - como a valsa da debutante - geralmente são seguidos por um toque de inovação e a festa se transforma em balada. Na última semana, a decoradora Andrea Guimarães, responsável pelo evento de Rafaella Justus, disse que a festa contará com um “projeto cinematográfico” no qual “ninguém viu nada igual”.
Para entender como funcionam os ritos de uma celebração de 15 anos e saber quais são as novidades nas festas desse tipo, o Terra Você conversou com Chris Godinho, cerimonialista e sócia da empresa Duas Eventos, com sede em São Paulo e Florianópolis.
Rituais de festas de 15 anos
15 casais
De acordo com a tradição, 15 damas acompanhadas de 15 rapazes compõe a valsa a ser dançada pela aniversariante. Os casais entram primeiro no salão para formar um corredor de entrada e cada um segura uma vela para que a debutante as apague enquanto dança.
Príncipe
Nada mais é do que um rapaz escolhido para ser o par da aniversariante para dançar uma valsa na festa. Em décadas passadas, muitos famosos como atores e cantores faziam um dinheiro extra com presenças nessas festas para ser o príncipe das debutantes.
No último domingo, durante o "Domingão" (Globo), Angélica, que é casada com o apresentador do programa, Luciano Huck, lembrou que o atual marido de Xuxa, Junno Andrade, foi seu par na festa dela 15 anos, em 1988. "O Junno dançou comigo no meu aniversário de 15 anos. Foi meu príncipe", relembrou Angélica.
Dança com familiares
Em comemorações tradicionais, a aniversariante também dança com um ou mais homens da sua família, geralmente, a sequência é: pai, avós, irmãos e, por fim, o príncipe é apresentado. Isso simboliza a primeira dança de muitas e a vida infantil sendo deixada para trás quando a adolescência é atingida.
Apagar as velas
Em algumas comemorações, a debutante passa pelos 15 casais da valsa apagando as velas. Nesse rito, a vela simboliza a luz e a orientação, que pode representar a jornada da jovem da infância para a vida adulta, com a luz guiando seu caminho e iluminando seu futuro.
Troca dos Sapatos
Em algumas comemorações, a jovem troca seus sapatos de menina por sapatos de mulher durante a festa. Esse ritual representa a transição da infância para a maturidade.
Anel de debutante
Geralmente, o pai da aniversariante entrega um anel de debutante para marcar essa nova fase na vida da adolescente.
Tradição e inovação
Chris Godinho conta que rituais antigos como passar uma boneca adiante para uma criança na festa e apagar as velas dos casais da valsa caiu em desuso nos últimos anos.
Por outro lado, a troca de sapatos e vestidos ainda é um ponto forte das celebrações, mas não de maneira tradicional. Agora, as meninas fazem a primeira entrada com o vestido e sapatos glamourosos e tendem a trocar por vestidos mais confortáveis e sapatos mais baixos para curtir a festa depois.
A entrega de uma jóia para a debutante é uma tradição que se mantém nas festas. No entanto, se antes as meninas ganhavam anéis modestos, hoje em dia as adolescentes são presenteadas com brilhantes, que podem estar em anéis, brincos, pulseiras e gargantilhas.
Coreografias e trends da redes sociais
Quanto às coreografias, a inovação nas apresentações também é um diferencial nas novas festas de 15 anos. A valsa tradicional, antes ponto forte do evento, hoje dá espaço para coreografias animadas de artistas ou grupos musicais.
"A dança pode ser da aniversariante com as amigas e com os amigos. Eles amam dançar funk! Uma coisa que há dez anos atrás era impossível de pensar!"
A inserção de bebidas alcoólicas nas festas também é novidade. "Fazíamos os bares com drinks não-alcoólicos. Às vezes os pais permitiam ter um drink com bebida alcoólica. Hoje em dia eles demandam bar com bebida alcoólica. Mas é claro que isso é controlado, diferente de uma festa de casamento", conta.
Glamour na celebração
Se a troca de vestidos já era importante há décadas atrás, hoje ela se tornou o ponto-chave nas festas de 15 anos. As aniversariantes passeiam pelo glamour das roupas que apenas o armário de uma princesa poderia oferecer e chegam a usar mais de três vestidos na festa.
“Antes a gente debutava com um vestido branco, com um vestido claro. Hoje elas debutam de vermelho, rosa, cores fortes. Não tem mais essa do branco, do tradicional. Os meninos estão de terno, smoking e tênis, nada de sapato social. Todos seguem o princípio da moda atual”, conta Godinho.
A atenção aos detalhes também fica por conta da decoração. Se antes as cores rosa e branco padronizaram com delicadeza as festas, muito brilho e riqueza de detalhes fazem parte do cenário perfeito para as atuais debutantes.
Outra novidade é que as imensas mesas de doces ou salgados, tradicionais em casamentos e formaturas, também ganharam espaço nas festas de 15 anos e são peças essenciais na decoração do evento.
"São festas temáticas e glamourosas. Ás vezes até muito mais glamourosas que as festas de casamento. Já fizemos para 300 pessoas, o que equivale a um casamento."
Referências mudaram
Esqueça os livros e fichários com imagens de decoração, tema e cardápios culinários! As referências para as festas de 15 anos agora estão nas redes sociais. Com o avanço da tecnologia, se inspirar no que pessoas ao redor do mundo compartilham virou tendência e realidade na festa mais importante de muitas adolescentes.
“Antes a gente sentava com a menina e criava um roteiro. Hoje elas sabem o show, o DJ, e até as experiências para os convidados que elas querem na festa. Isso tudo é fruto de rede social. Isso permite que elas façam festas que não eram possíveis no passado porque nem se tinha essas informações. Você tinha que esperar uma pessoa famosa sair na revista para se inspirar”, explica a especialista.
Godinho conta que faz questão de manter bastante diálogo com as aniversariantes para que elas possam ter uma experiência positiva no dia da festa. Estar ciente de que o ambiente precisa ser, além de lindo, confortável e seguro para todos é fundamental para que tudo ocorra bem no dia.
“Porque às vezes ela vê um DJ bacana de uma festa de uma pessoa que ela admira só que o público dela, a cidade que ela mora, não consome aquele tipo de música. Então nós temos muito cuidado de fazer essas reuniões de briefing, de brainstorm, com a família, com a nossa equipe, para trazer para essas debutantes uma festa inesquecível e real para todos”, finaliza Godinho.