Dicas práticas para uma alimentação natural de seu pet
A alimentação natural para pets tem conquistado cada vez mais tutores adeptos. Em 2014, a Universidade de Pomona, na Califórnia, avaliou o hemograma de 21 cães que se alimentavam habitualmente de ração seca e passaram a receber alimentação natural cozida. Com a mudança de dieta, ao coletar o sangue quatro vezes no decorrer de um ano, os cientistas perceberam uma melhora em parâmetros do hemograma que se relacionavam com a imunidade e a oxigenação. Com a nova dieta, os cães também apresentaram níveis mais elevados de globulinas, leucócitos, hemácias e hemoglobina.
De acordo com Gabriela Corte Real, veterinária de A Quinta, foodtech de alimentação natural para pets, embora as rações sejam balanceadas para atender às necessidades básicas dos pets, elas podem não oferecer a mesma diversidade de ingredientes que uma dieta natural variada.
“A ração oferece uma fórmula estática pelo fato de os ingredientes serem geralmente os mesmos, o que chamamos de monodieta. Além disso, contém uma variedade de antioxidantes usados para evitar os riscos de oxidação ou hidrólise de gorduras e óleos. A legislação permite o uso desses produtos em quantidades seguras, porém, se forem usados em quantidades altas podem provocar riscos para a saúde do animal”, frisa.