Visão dos cachorros: especialista explica como eles enxergam o mundo
Veterinária explica como funciona a visão dos cachorros e as principais diferenças entre ela e a dos seres humanos
Você já parou para pensar em como os seus cachorros veem o mundo ao seu redor? Afinal, a visão deles é bem diferente da nossa - inclusive, esse não é nem o principal sentido deles, que são mais guiados pelo olfato e pela audição apurados.
Primeiramente, os cães veem bem menos cores que nós. "Os humanos são capazes de enxergar 150 cores e têm sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde. Já os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas a alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o restante em cinza", explica a médica veterinária responsável pela plataforma de teleorientação veterinária TioChico, Fernanda Loss.
Apesar dessa diferenciação de cores não tão efetiva, a especialista comenta que a visão noturna dos cães é muito boa. "A capacidade de enxergar bem no escuro é uma herança dos ancestrais dos cães. Anos atrás, os cães eram usados para a caça, e por isso desenvolveram a habilidade de visão noturna", conta.
Para entender o porquê dessas diferenças entre as visões canina e humana, é importante entender que os olhos são compostos por células cones e bastonetes. Elas são responsáveis, respectivamente, pela percepção das cores e pela visão noturna. E, enquanto os seres humanos têm mais cones que os cachorros, os nossos amigos de quatro patas nos vencem na quantidade de bastonetes, precisando de apenas um quarto da luz que precisamos para enxergar.
Além disso, outra curiosidade sobre a visão canina é que eles podem ver um objeto em movimento a 600 metros de distância. "A posição dos olhos na cabeça determina o grau de visão periférica, assim como a quantidade de campo visual que se pode ver simultaneamente com ambos os olhos, habilidade necessária para efetuar medições corretas de distâncias", conclui a veterinária.
Cuide da visão dos pets
Apesar da visão não ser o principal sentido dos cachorros, é importante sempre manter a atenção com ela e também incentivá-la. "Oferecer brinquedos dentro das cores que eles enxergam, como o azul e o amarelo, é uma forma de estimular a visão deles. Além disso, alguns cuidados são importantes para o bem-estar ocular do pet. Evitar a exposição em locais com muito vento, monitorar se os olhos não estão ressecados e, claro, contar com o acompanhamento veterinário periódico", orienta Fernanda.