Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabe como passar o protetor solar corretamente? Aprenda

Será que você sabe mesmo como passar protetor solar corretamente? Muitas vezes, pequenos erros podem diminuir os efeitos do produto

21 jan 2025 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários

Que a exposição solar pode causar diversos problemas para a pele, que vão desde rugas e manchas até cânceres, muita gente já sabe. Porém, o que muitos não entendem é como há uma forma correta de passar o protetor solar para se proteger desses problemas.

Veja como passar protetor solar da forma correta
Veja como passar protetor solar da forma correta
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo a Dra. Luísa Vitoi, médica dermatologista e docente do curso de Medicina do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), a regra principal saber quanto protetor aplicar em diferentes partes do corpo.

Para rosto, testa e pescoço, uma colher de chá. Outra dica é usar a regra de dois dedos cheios de protetor e passas cuidadosamente. "É preciso aplicar cerca de 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas ou sempre que sair da água ou se tiver muito suor", explica a dermatologista.

Essa mesma regra vale para braço e antebraço. No caso da região do peitoral e costas, pernas e coxas, tem que dobrar a quantidade.

Outra questão importante é que todos, independente de idade, devem se proteger do sol, apesar de haver características que podem tornar o risco da exposição ao sol maior. "Pessoas com pele, cabelo e olhos claros; familiares com histórico de câncer de pele; pessoas com facilidade de apresentar queimaduras solares e que possuem manchas, pintas ou sardas", lista Luísa.

Isso sem contar que é possível tomar outras medidas, junto com o protetor solar, para a fotoproteção. É o caso do uso de barreiras físicas como chapéus, bonés, barracas, óculos de sol e roupas com tecido com proteção UV. "E evitar exposição aos horários mais quentes, especialmente entre 9h e 15 horas", avalia a especialista.

Escolha do produto

Para escolher um protetor solar adequado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda produtos com fator de proteção de no mínimo 30 fps. "No entanto, se possível, devemos priorizar fatores maiores, como 50 e 70", orienta.

Os produtos devem conter proteção contra os raios UVA e UVB (essa informação está no rótulo). É importante também escolher um protetor apropriado para cada tipo de pele, já que pessoas com tendência a acne, por exemplo, devem optar por protetor em gel ou livres de óleo na composição.

Cuidado com crianças

Vale lembrar que, para os pequenos, que devem usar protetor solar diariamente a partir dos 6 meses, a regra dos dois dedos também vale. Porém, é um pouco diferente, já que a medida deve ter como base o dedo dos deles.

Na faixa etária entre os 6 meses e 2 anos, são indicados protetores solares físicos, além de blusas, chapéus e bonés. "E antes dos 6 meses, os bebês não devem ser expostos diretamente ao sol", ensina a docente de Medicina da UniMAX.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade