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Monange_SEM-FRASE-_1_.png Foto: Divulgação/Monange Patrocínio

Você sabe o que são produtos Cruelty Free?

Entenda mais sobre testes animais na indústria da beleza, e como algumas marcas brasileiras estão mudando isso

Imagem: wayhomestudio/Freepik
  • Conteúdo Patrocinado por Monange
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31 out 2023 - 14h05
(atualizado em 28/11/2023 às 15h26)
Foto: wayhomestudio/Freepik

Ao realizar a compra de cosméticos ou outros produtos de consumo, o que você leva em consideração? Bom, para muitas pessoas é o preço, a fragrância, a textura e os benefícios, não é mesmo? Mas, nos últimos anos, houve um aumento considerável de consumidores que só realizam a compra de produtos não testados em animais, os chamados cruelty free. Seguindo essa tendência mundial, boa parte da indústria passou a se adequar à busca por um padrão de consumo que respeite não apenas as pessoas, mas também os animais, que nós tanto amamos. O aumento foi observado ainda mais entre o público mais jovem que, por ser bastante antenado, passou a enxergar esse tipo de teste científico como uma atitude cruel e antiética.

Números alarmantes ao redor do mundo

Você já deve ter se perguntado quais são os impactos de testes científicos feitos com cobaias. De acordo com um estudo da Cruelty Free Internacional, os números são alarmantes. Estima-se que 192,1 milhões de animais foram usados para testes em todo o mundo em 2015, o que representa mais de 80 milhões de experimentos realizados naquele ano. Além disso, a grande maioria desses bichos foi sacrificada para que seus tecidos fossem usados por outras empresas.

Quais países mais realizam testes em animais?

O mesmo levantamento da Cruelty Free International indicou os 10 principais países que utilizam animais para fins científicos.

Confira a lista:

10º - França (1,9 milhão)

9º - Alemanha (2 milhões)

8º - Brasil (2,2 milhões)

7º - Reino Unido (2,6 milhões)

6º - Coreia do Sul (3,1 milhões)

5º - Austrália (3,2 milhões)

4º - Canadá (3,6 milhões)

3º - Japão (15 milhões)

2º - Estados Unidos (15,6 milhões)

1º - China (20,5 milhões)

Foto: karlyukav/Freepik

Mudanças no Brasil

É importante ressaltar que em março deste ano o governo brasileiro proibiu o uso de animais em pesquisas, desenvolvimento ou controle de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A resolução publicada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aponta que animais vertebrados não podem ser usados como cobaias quando há ingredientes e compostos que já possuem eficácia e segurança comprovadas cientificamente nos produtos analisados. Além disso, oito estados brasileiros, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, já proibiram a utilização de animais em pesquisas científicas.

Selo Leaping Bunny e a sua importância para o fim da crueldadde

A Cruelty Free International é a organização líder que trabalha para criar um mundo onde ninguém quer ou acredita que seja necessário fazer experimentos em animais. Possui uma equipe dedicada especialista em seus campos, combinando campanhas premiadas, lobby político, conhecimento científico e jurídico e responsabilidade corporativa. Educando, desafiando e inspirando outras pessoas em todo o mundo a respeitar e proteger os animais, investiga e expõe a realidade da vida dos animais em laboratórios, desafiando os tomadores de decisão a fazer uma diferença positiva para os animais, além de defender uma melhor ciência e uma vida livre de crueldade animal.

Com a missão de acabar com os testes ao redor do mundo, nasceu o Leaping Bunny, selo criado pela ONG Cruelty Free International em 1996, que é reconhecido internacionalmente como um padrão ouro e que garante que os produtos aprovados, sejam eles cosméticos, cuidados pessoais, domésticos e de limpeza, sejam totalmente livres de crueldade animal. E, após uma série de avaliações, Monange, a marca referência de autocuidado da mulher brasileira, conquistou o selo para toda a sua linha de produtos.

Foto: Foto: Weyo/Freepik

O Leaping Bunny surgiu a partir da união de oito grupos de proteção aos animais que formam a Coalition for Consumer Information on Cosmetics (CCIC), coligação que garante um padrão abrangente de produtos realmente avessos à crueldade. Entre esses grupos estão: Animal Alliance of Canada, Beauty Without Cruelty e o Rise for Animals, que são amplamente reconhecidos pelo objetivo de acabar com a experimentação animal e garantir total segurança para o consumidor.

Processo de aprovação para o selo cruelty free

As marcas que almejam obter aprovação para seus produtos devem atender a diversos critérios exigidos pelo Leaping Bunny, incluindo não fazer nenhum teste em animais, é claro, além de não realizar a compra de ingredientes ou produtos de fornecedores terceirizados que tenham participado de experimentos desse tipo.

A empresa precisa criar também um sistema de monitoramento de fornecedores, ou seja, garantir que o processo de fabricação dos insumos cumpra rigorosamente com as normas do selo. O programa Leaping Bunny realiza vistorias e auditorias independentes em toda a cadeia de produção de uma empresa, incluindo também a lista de provedores, para garantir que a compra de qualquer produto certificado com o selo cruelty free seja altamente confiável e segura para todos.

Quais os benefícios de comprar sem crueldade?

Foto: Freepik

Tanto para empresas quanto para consumidores há inúmeros benefícios em aderir ao uso de produtos cruelty free, incluindo a qualidade dos itens que se consome, sua segurança e eficácia. O motivo é que os testes realizados em laboratórios que não utilizam animais tendem a ser mais precisos e rápidos, favorecendo assim a aceleração e objetividade do processo de fabricação, resultando ainda no apoio à ciência que se aprimora, evoluindo seus próprios métodos. Outro ponto importante é que, de acordo com artigo publicado na revista científica Science Direct, os cruelty free ajudam a diminuir o impacto ambiental, pois geram menos resíduos que afetam a natureza.

Aprovação de Monange para o Leaping Bunny

Monange, que tem o autocuidado e a hidratação como partes de seu DNA, conta com uma vasta linha de produtos que trazem benefícios inovadores às mulheres. Atenta ao mercado e em sintonia com todas as questões ligadas à sustentabilidade, a marca recebeu em agosto o selo do programa Leaping Bunny.

A certificação engloba toda a linha de cuidados pessoais que conta com mais de 65 produtos, e também vale para as criações futuras da marca. Isso porque Monange está adequada aos processos de produção desde as etapas iniciais de fabricação, garantindo que a cadeia toda esteja em conformidade aos padrões cruelty free.

“Estamos muito satisfeitos com esta notícia, uma grande conquista para a Monange e para a Coty. Nossa parceria com a Cruelty Free International faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia e está em total sintonia com o que os consumidores esperam, uma vez que buscam cada vez mais produtos sustentáveis e alinhados a princípios éticos. Assim, a aprovação da Monange pelo programa Leaping Bunny é mais um importante passo nessa direção”, celebra Regiane Bueno, Vice-presidente de Marketing da Coty Brasil & LatAm, empresa proprietária da marca.

Foto: Divulgação/Monange

Para receber o importante selo, Monange passou pelo rigoroso processo de testes e avaliações exigidos pelo Leaping Bunny. Foram meses com diversas auditorias realizando análises para garantir que os objetivos da marca estavam totalmente alinhados com os requisitos da Cruelty Free International, que visa priorizar a qualidade de vida das pessoas e dos animais.

“Toda a cadeia de suprimentos da Monange passou por rigorosa auditoria independente, abrangendo cada ingrediente e matéria-prima dos mais de 50 produtos da marca”, explica Henrique Sales, VP de P&D LatAm da Coty. “Essa minuciosa análise permitiu que todo o nosso portfólio da marca Monange, que inclui itens nas categorias corpo e cabelo, desodorante e sabonete líquido, fosse incluído na homologação”, finaliza.

Além de ser uma aliada da mulher brasileira, Monange se orgulha em dizer que é aliada dos animais e do movimento que apoia a extinção da crueldade contra eles.

#EsseMomentoÉMeu

Em 2023 Monange lançou o movimento #EsseMomentoÉMeu, que encoraja todas as mulheres a realizarem rotinas de conexão com si no seu próprio tempo e jeito, o autocuidado possível. Todos os produtos de Monange são livres de testes em animais, o que levou a marca a conquistar o selo The Leaping Bunny, concedido pela Cruelty Free International, uma das organizações mais antigas e respeitadas na luta pelo fim dos testes em animais.

Unir autocuidado com sustentabilidade e amor é a forma de Monange continuar cuidando e apoiando a mulher brasileira. A marca convida a todas para conhecer a linha completa de Monange e fazer parte do movimento #EsseMomentoÉMeu.

Fonte: Monange
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