Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabia? Dez minutos na natureza podem ser suficientes para turbinar a saúde mental

Estudos apontam diversos benefícios ao entrar em contato com o meio ambiente e respirar o ar puro por menos de meia hora; confira

21 ago 2024 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários

Já reparou que um momento para respirar em meio à natureza pode ser capaz de te renovar? Isso não é à toa. Um estudo publicado na revista científica Ecopsychology comprovou que apenas dez minutos em silêncio, observando o cantar dos pássaros, assim como os troncos e copas das árvores são suficientes para relaxar. Veja mais:

Estudos apontam diversos benefícios ao entrar em contato com a natureza e respirar o ar puro por menos de meia hora
Estudos apontam diversos benefícios ao entrar em contato com a natureza e respirar o ar puro por menos de meia hora
Foto: Canva/Mike Marchetti de capturenow / Bons Fluidos

Benefícios da natureza

Os cientistas analisaram 30 anos de pesquisas envolvendo os benefícios sociais, mentais e físicos da imersão na natureza. Com isso, perceberam que dez minutos é o mínimo para que um tempo ao ar livre beneficie a saúde mental. Os principais efeitos afetam o humor e o estresse. "Dez minutos na natureza urbana são muito menos intimidadores, caros e demorados para pessoas que não têm tempo, recursos, interesse, apoio da comunidade ou equipamento para se aventurar na natureza por dias ou semanas", afirmaram os autores do estudo.

Ademais, os locais com água - rios, lagos, mares e oceanos - e atividades que envolvam o meio ambiente, como jardinagem, passar um dia na fazenda e realizar um acampamento, foram os que trouxeram os melhores resultados. Porém, os cenários que contam com a natureza urbana, montanhas e florestas também apresentaram vantagens para a mente. "Todos esses diferentes tipos de espaços ao ar livre apresentaram resultados positivos. Isso ressalta a importância de preservar espaços verdes em nossos ambientes naturais e construídos", chamaram a atenção.

No caso de pessoas que possuíam depressão ou bipolaridade, os instantes convivendo com os elementos naturais também foram de bom proveito e apresentaram melhorias nas doenças mentais em um curto período de tempo.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade