Você sabia? Plantas são capazes de se comunicar segundo pesquisadores
Veja três formas que a natureza pode conversar entre si e mandar alertas de que podem estar em risco
Assim como usamos as redes sociais para nos comunicar com quem está longe, as plantas utilizam suas raízes e as substâncias químicas que emitem. Pelo menos, isso é o que pesquisadores disseram. A eletrofisiologia é uma área científica relativamente nova que está realizando essas descobertas. Veja mais detalhes:
Substâncias químicas das plantas
Sabe quando corta a grama e sobe aquele cheirinho típico? Este é causado por voláteis, ou substâncias químicas. Esta é uma das formas de as plantas se comunicarem, principalmente, quando um predador está por perto. É como se fosse uma forma de defesa delas.
Sinais elétricos
As plantas estão tão bem conectadas que são capazes de usar suas raízes para conversarem entre si, através de sinais elétricos. Com isso, os cientistas estão descobrindo que podem influenciar o comportamento usando os telefones celulares. Assim, será mais fácil monitorar a irrigação e detectar deficiências nutricionais.
Redes de fungos
No subsolo, há grandes redes de fungos que também conecta árvores e plantas. Isso permite que elas possam compartilhar recursos como água, nutrientes e informações. Desta forma, árvores mais velhas podem ajudar as mais novas a crescerem e se avisarem sobre ameaçar, como pragas. Os pesquisadores acreditam que mais de 80% das plantas estão conectadas por baixo da terra.
Dica de leitura sobre plantas
Se você gostou de saber dessas informações, talvez valha ler o livro 'A Vida Secreta das Árvores', que conta mais curiosidades sobre as árvores, como o fato de que elas escolhem de quem serão amigas e com quem formarão um casal. O autor Peter Wohlleben, que também é engenheiro florestal, afirma que "o que nós chamamos de árvore é apenas o que é visível na superfície. No entanto a maior parte da sua vida se encontra subterrânea".