Você sabia que a torta holandesa é brasileira? Conversamos com a criadora do doce
Silvia Maria do Espírito Santo criou a sobremesa em sua pequena e antiga cafeteria de Campinas; veja a história do sucesso
Se você, confeiteira, está com dificuldades de vender seus doces ou até de fazer com que uma criação sua se torne um sucesso. Hoje, trouxemos a história da torta holandesa, que, acredite ou não, foi criada em Campinas. Conversamos com a criadora, Silvia Maria do Espírito Santo, que contou como a sobremesa caiu no gosto do povo. Confira:
Ingredientes simples
Em Vinhedo, em 1990, a torta holandesa começou com ingredientes simples: manteiga, açúcar, ovos, creme de leite, leite, achocolatado em pó e biscoito maria. Apesar da composição singela, o doce já era um sucesso na pequena cafeteria chamada 'Café Bruges', que Silvia tocava. Os clientes do local não deixavam a chance passar quando a sobremesa entrava no cardápio. Se saía na hora do almoço, duraria poucas horas.
Retoques da torta holandesa
Como a maioria das invenções tremendas da gastronomia que marcaram a história, a torta holandesa também recebeu seus retoques antes de ficar famosa. E eles vieram de alguém muito querido, seu pai. "Ele fez uma crítica construtiva e disse que a bolacha maria não era a melhor opção, porque ela amolecia com o passar do tempo, então, mudei para a Calipso, que ficou até hoje", relembra.
Origem do nome
Até então, a sobremesa não tinha nome, e uma viagem para a Inglaterra em 1989 mudou este detalhe. A confeiteira foi para o país na intenção de aprender inglês em 30 dias, após ter passado por uma tragédia no Brasil. Porém, a realidade desmanchou a expectativa e acabou ficando sem dinheiro. Isso fez com que ela fosse trabalhar na casa de uma família holandesa, que a tratou com muito carinho e deu muito apoio.
Um ano depois, sua vida mudou, ela estava de volta à nação onde nasceu seu companheiro ligou para ela. "Recebi uma ligação que eu tinha que decidir de imediato qual seria o nome, e, por toda a gratidão que senti, decidi fazer uma homenagem. Então falei 'torta holandesa'", conta.
Restaurante holandês
Mais tarde, Silvia viajou para a Holanda e foi a um restaurante. Na vitrine, ela notou que uma versão da torta holandesa estava à venda. Com isso, decidiu ver onde a história iria dar e perguntou a alguém que trabalhava no local o que tinha no menu. Na hora que chegou na vez da criação, ele fez questão de contar que era um doce que todo cliente brasileiro pedia. Por mais que não sabiam fazer há um tempo, deram um jeito de aprender, pois o povo chegava à Holanda e queria comer torta holandesa.