Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabia? Segundo OMS, tâmaras ajudam a combater o cansaço

Apesar de serem conhecidas por substituírem o açúcar refinado e sua abundância de carboidratos, essas frutas também atuam no aumento da energia

20 mar 2025 - 13h39
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo uma pesquisa da empresa Conectaí, durante as tarefas do dia a dia, 98% dos brasileiros se sentem muito cansados mental e fisicamente. Para reduzir a fadiga da população, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma alimentação saudável e balanceada. Um exemplo de alimento para adicionar à dieta é a tâmara, uma fruta que funciona como fonte de energia.

Apesar de serem conhecidas por substituírem o açúcar refinado e ricas em carboidratos, as tâmaras também também atuam no aumento da energia
Apesar de serem conhecidas por substituírem o açúcar refinado e ricas em carboidratos, as tâmaras também também atuam no aumento da energia
Foto: Canva Equipes/Vm2002 / Bons Fluidos

Para afastar o cansaço, invista nas tâmaras

Com origem na África e Ásia, as tâmaras oferecem fibras, nutrientes, minerais, vitaminas (A, B e C) e antioxidantes benéficos à saúde. Estima-se que os frutos da tamareira variem entre cerca de 50 tipos, sendo o medjoul o mais famoso. Apesar de serem conhecidos por substituírem o açúcar refinado, eles também atuam no aumento da energia. Isso porque são ricos em carboidratos e, por isso, constantemente ingeridos por atletas como pré-treino. É por este motivo também que a OMS recomenda o consumo de uma a três dessas frutas por dia.

Além de moderar o cansaço, por ter antioxidantes, como betacaroteno e luteína, elas reduzem a inflamação no corpo. Outro benefício das tâmaras é a prevenção de doenças. As fibras e baixo índice glicêmico, presentes em sua composição, fazem com que a energia seja liberada gradativamente, evitando, assim, picos de açúcar no sangue e atuando contra o desenvolvimento de diabetes. Ademais, os compostos polifenólicos deste alimento auxiliam a memória e a função cognitiva. Dessa forma, reduzem os riscos de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. 

Três alimentos para combater o cansaço

Ademais, para acabar com o cansaço, especialistas recomendam praticar exercícios, uma boa noite de sono, além de outros alimentos, como peixes. Descubra quais alimentos ajudam a combater o cansaço.

  • Boas fontes de gordura: Os ácidos graxos ômega-3 contribuem para a saúde cerebral. Adicionando peixes, como salmão ou sardinha, abacate, azeite de oliva e sementes de chia, por exemplo, vai conseguir com que seu desempenho mental melhore. Confira a matéria completa.

*Texto sob orientação de Helena Gomes

Bons Fluidos
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade