Você só consegue dormir todo coberto? Esse é o significado dessa mania, segundo a psicologia
O hábito pode estar associado a questões emocionais, sendo necessária a ajuda de profissionais em casos extremos
Não importa o clima, para pegar no sono você precisa estar totalmente coberto? Embora possa causar estranhamento para alguns, o hábito - ou mania - é algo comum para outras pessoas e pode estar associado a questões psicológicas. Entenda!
O que significa dormir todo coberto?
Trabalhos científicos, como o realizado pelo Departamento de Anestesiologia da Universidade da Califórnia, indica que a pressão exercida pelos cobertores pode reduzir dores crônicas, auxiliando no relaxamento e melhorando a qualidade do sono.
Saiba mais: Se você conhece alguém que trata mal garçons e atendentes, a psicologia tem um recado para eles
Do ponto de vista psicológico, Wanderson Neves de Araujo, psicólogo clínico do grupo Mantevida, observa que o costume de dormir completamente coberto pode estar relacionado a sensação de segurança e conforto emocional, assim como apontou um estudo publicado no American Journal of Occupational Therapy.
"Segundo a teoria dos objetos de transição, criada pelo pediatra e psicanalista britânico Donald Winnicott, crianças podem se apegar a certos objetos, como cobertores, para suprir a falta da mãe, especialmente na hora de dormir", esclarece.
Em alguns casos - como para pacientes com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do espectro autista (TEA) - o costume pode servir como uma barreia a estímulos, como luzes e ruídos.
Dormir completamente coberto pode ser prejudicial?
...
Veja também
TDAH: o que é, 27 sintomas, tratamentos e medicamento
Autismo: o que é, sintomas e tipos
Pessoas que têm facilidade em mentir podem sofrer desse transtorno mental, segundo psicóloga
Você só consegue dormir todo coberto? Esse é o significado dessa mania, segundo a psicologia