Você tem um pet agitado? 5 dicas para deixá-lo mais calmo
Algumas estratégias simples podem ser bastante úteis para acalmar e trazer serenidade ao pet agitado no dia a dia
Quando o animal passa muito tempo deitado e sem ânimo, logo o tutor percebe quem tem algo errado. Afinal, os bichinhos costumam ser bastante brincalhões e ativos. No entanto, a situação oposta também pode precisar de atenção, viu? Isso porque alguma coisa pode estar por trás daquele pet agitado demais.
Segundo Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal, a falta de atividades costuma ser a principal razão para tanta agitação. E, considerando que a maioria dos animais gosta de se movimentar, esse pouco (ou nenhum) incentivo à prática de exercícios pode deixá-los estressados e, consequentemente, agitados.
Pensando nisso, a profissional compartilhou 5 dicas uteis e práticas para acalmar o pet agitado e trazer serenidade ao lar. Confira!
Passeie ao ar livre
Que tal levar seu amigão para um passeio no parque? Os espaços abertos são uma ótima alternativa para incentivar as atividades físicas e gastar energia, deixando-o mais tranquilo no dia a dia.
Promova momentos de relaxamento
Sabe aquele spa zen? Seu bichinho também merece esse momento! Músicas calmas, banhos de ofurô e sessões de cromoterapia são alternativas para o descanso do animal e a promoção de um momento para relaxar. Chique, né?!
Atente-se à alimentação
Aquela frase "você é o que você come" também para o mundo animal. Assim, é importante oferecer uma dieta saudável e rica em nutrientes. Vale até pensar na Alimentação Natural (AN) junto do veterinário.
Esteja presente
Normalmente, a vida do tutor é corrida e isso costuma resultar em mais tempo fora de casa ou, então, poucas horas livres. A dicaé incluir o seu amigão na rotina e dispensar mais momentos de interação com ele, seja brincando ou simplesmente ficando juntos.
Faça e mantenha uma rotina
O pet agitado pode ser sinônimo de uma rotina bagunçada, sabia? Por essa razão, programar o dia e as atividades tende a deixá-lo mais tranquilo, afinal, ele já sabe o que vai fazer. Se possível, estabeleça horários para passeios, refeições, idas à creche, entre outros compromissos.
Mas, acima de tudo, se lembre: se o comportamento for fora do comum ou você perceber outros sinais além da agitação, é hora de marcar uma consulta com o veterinário, ok?
Fonte: Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal e CEO do EcoCão Espaço Pet.