Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, falece aos 43 anos

A ex-jogadora de voleibol Walewska Oliveira foi campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008. Atualmente, atuava como empresária e escritora

22 set 2023 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários

Na noite desta última quinta-feira, 21 de setembro, faleceu uma das maiores personalidades que já passaram pela Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Walewska Oliveira, aos 43 anos. Segundo informações divulgadas pelo portal de notícias G1, a esportista teria caído do 17.º andar do prédio onde morava.

Nota da CBV sobre Walewska Oliveira

A CBV, ou Confederação Brasileira de Voleibol, confirmou o falecimento de Walewska Oliveira mediante lançamento de nota. Em comunicado, a instituição relembrou os principais títulos da jogadora, que atuava na posição de central em quadras. O presidente da CBV, Radamés Lattari, se solidarizou com o caso. Confira abaixo:

"Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira

Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013.

'Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora', diz o presidente da CBV, Radamés Lattari".

História de Walewska Oliveira no esporte

A ex-jogadora Walewska Oliveira atuava pela Seleção Brasileira de Voleibol durante dos Jogos de Pequim, em 2008. Ali, no Oriente, ganhou ao lado do time o primeiro ouro olímpico do vôlei feminino brasileiro. Esta, porém, não foi a primeira medalha de Wal na competição mais importante do mundo. A mineira entrou para a Seleção em 1997 e, em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney, conquistou medalha de bronze.

Além da Seleção Brasileira, Walewska Oliveira também defendeu alguns clubes, como Minas, Osasco e o último de sua carreira, Praia Clube. Em entrevista publicada em 2022 pelo Globo Esporte, a ex-jogadora falou sobre sua aposentadoria: "Minha carreira foi lindíssima. Eu tenho muito a agradecer a todo mundo, ao Praia Clube por ter terminado a carreira aqui, por ter participado desse grupo. Vou guardar esse momento para o resto da vida".

Fora das quadras, em 2023, Walewska lançou seu livro autobiográfico, chamado "Outras redes". Nele, conta que, aos 12 anos, saiu de casa e pegou um ônibus para seu primeiro teste nas quadras, no time Minas. A ex-jogadora também explorou o mundo audiovisual e lançou o documentário "O Último Ato".

O post Falece Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, aos 43 anos apareceu primeiro em Bons Fluidos.

Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, falece aos 43 anos
Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, falece aos 43 anos
Foto: Reprodução/Instagram / Viva Saúde
Viva Saúde
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade