Wu Wei: conheça a técnica taoista que ensina a enfrentar desafios sem esforço
Em uma época em que qualquer apito do celular tira nossa atenção, quem consegue focar, tem praticamente um dom. Mas você sabia que é possível desenvolver esta habilidade?
Em uma época em que qualquer apito do celular tira nossa atenção, quem consegue focar tem praticamente um dom. Mas você sabia que é possível desenvolver esta habilidade? O Wu Wei fala exatamente sobre isso. A ideia taoísta mostra a importância de manter o equilíbrio nos desafios. Entenda:
O que é o Wu Wei?
Também conhecido como 'ação não-ação', o Wu Wei é um dos pilares do Taoísmo. Nele, as pessoas buscam o movimento natural e espontâneo do corpo sem cair no automatismo. O conceito diz respeito ao que é possível e natural a cada indivíduo. Ou seja, é permitir que o inconsciente atue de forma que cada um renuncie o controle e flua. Sabemos que ainda pode estar muito vago, então, abaixo, deixamos a ideia ainda mais simples.
Estado de fluxo
O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi também estudou esta capacidade humana e a nomeou de estado de fluxo. E, quando alguém se encontra nele, perde a autoconsciência, se esquece da sua existência e se funde completamente com o que está fazendo. Por exemplo, quando você está focado, trabalhando e/ou fazendo o que gosta, se esquece do mundo lá fora, já que está realizando o que faz sentido para você, o que ama.
Então, o músico torna-se um com a canção, da mesma forma que a bailarina se conecta com a coreografia, e o poeta se entrelaça nas palavras que escreve. O eu desaparece na ação. Esta é uma forma natural e espontânea, já que sofre pouco ou nenhum controle do nosso ego. "A coisa é feita sem você pensar sobre isso ou fazer qualquer coisa. Simplesmente acontece", descreve o especialista.
Equilíbrio entre habilidade e desafio
Para o Wu Wei acontecer, os pensamentos precisam silenciar, mas o corpo não pode relaxar por completo. É um equilíbrio entre a habilidade e o desafio. Se houver muito desafio e pouca habilidade, ocorre o tédio. Já a ansiedade e a insegurança aparecem caso ocorrer o contrário. A energia fica tão canalizada à tarefa que a pessoa esquece da existência do passado e do futuro. Só existe o presente.
Especialistas já registraram o que acontece com o cérebro neste instante. O estudo foi feito com músicos de jazz, que foram analisados por imagens de ressonância magnética enquanto tocavam. Quando chegaram ao ápice da improvisação musical, a área cerebral ligada aos pensamentos de inibição e auto-censura se desativou. Isso mostrou que esses pensamentos cessaram e, assim, a energia dos músicos ficou livre para criar.
Como treinar o Wu Wei?
Engana-se quem pensa que esta habilidade é somente para profissionais já treinados, pois você também pode adquiri-la. Hábitos simples, como meditação e exercícios físicos podem ajudar a melhorar a capacidade de direcionar a atenção para onde é necessário.