Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Xixi na cama: por que ocorre e quando pode ser um problema?

Problema afeta cerca de 10% das crianças entre 5 e 17 anos; entenda quais os principais motivos para o xixi na cama

22 set 2024 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

Depois que os filhos passam pelo desfralde, muitos pais começam a se preocupar com os constantes episódios de xixi na cama. Vários, inclusive, se perguntam se isso é normal e até que idade pode ocorrer.

Entenda por que pode ocorrer o xixi na cama
Entenda por que pode ocorrer o xixi na cama
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O xixi na cama só é considerado mesmo um problema (chamado de enurese) quando passa dos 5 anos do pequeno, idade na qual ele começa a ter o controle esfincteriano. Basicamente, o problema afeta cerca de 10% das crianças entre 5 e 17 anos, podendo até trazer consequências negativas para a autoestima da criança.

"Também só é enurese quando o paciente apresenta micção involuntária durante o sono ao menos duas vezes por semana", explica a Dra. Milena Blanco Messeder, pediatra do Prontobaby Méier. O problema pode surgir mesmo em crianças sem comorbidades.

Motivos do xixi na cama

O xixi na cama após os 5 anos pode ocorrer por alguns motivos, sendo um deles uma demora no amadurecimento da criança e de sua região do cérebro chamada de locus coeruleus.

"O atraso da maturação neurológica responsável pelo controle vesico-esfincteriano pode acontecer, principalmente em meninos, e normalmente está associada a outros distúrbios, como o atraso para falar e andar. Normalmente, a criança tem acompanhamento pelo pediatra. Caso o atraso ultrapasse o que se imagina para a idade, deve haver investigação", comenta a Dra. Milena.

Há ainda crianças que urinam na cama porque têm um sono pesado e, por isso, não acordam com a vontade de ir ao banheiro. Se você está passando por essa situação dentro de casa, Dra. Milena sugere aumentar o consumo de água durante o dia e limitar após o jantar, micções diurnas regulares sem prender a urina por mais de três horas e esvaziar a bexiga antes de dormir.

"A micção noturna programada é outra proposta que pode ser utilizada. Normalmente a dificuldade para acordar dessas crianças ocorre principalmente no primeiro terço do sono, por isso, acordá-la após três horas para ir ao banheiro é uma estratégia. O reforço positivo é muito importante em todos os casos e a criança não deve sofrer punição pelos escapes", esclarece.

No geral, os problemas de xixi na cama ocorrem por conta de atrasos de maturidade e costumam melhorar com o tempo. "A incidência de enurese noturna em crianças de cinco anos varia em torno de 15%. Enquanto isso, em um adolescente de 15 anos é em torno de 1%. A medida em que o tempo passa, se faz menos presente", finaliza a especialista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade