Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: acompanhe a escolha do novo papa

Xô, bafo! 4 substâncias que podem provocar mau hálito

Especialista explica as causas do mau hálito e revela quais alimentos podem contribuir para o surgimento do problema

11 set 2023 - 13h02
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem nunca comeu cebola no almoço e depois ficou com um hálito nada agradável? Pois é! Porém existem vários outros alimentos que causam mau hálito, alguns, inclusive, fazem parte do nosso cotidiano. 

O cigarro e café podem contribuir para o mau hálito -
O cigarro e café podem contribuir para o mau hálito -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"O consumo pode ser parte do dia a dia, como o café, e quem ingere pode não saber que é uma das causas do mau hálito. Mas quanto maior a quantidade de cafeína, maior o efeito da boca seca", explica a dentista especialista em halitose, Dra. Cláudia Gobor, que elencou 4 alimentos que provocam o mau hálito. Confira:

Café

A bebida possui propriedades que deixam a boca seca, o que provoca mau hálito. Essa condição da boca seca se dá pela baixa produção de saliva, chamada de xerostomia. Portanto, com pouca saliva, há menor lubrificação e limpeza da boca, acumulando células descamadas e bactérias que podem produzir um mau cheiro. Então, quanto mais ressecada estiver a sua boca, pior é o hálito.

Brócolis, couve e repolho

Apesar de saudáveis, esses alimentos podem prejudicar o hálito, pois são ricos em enxofre que tende a deixar seu cheiro forte na boca. O mesmo acontece com cebola e alho que exalam muitos compostos derivados do enxofre de natureza altamente volátil. O ideal é redobrar a atenção com a higiene bucal após consumir esses alimentos.

Bebidas alcoólicas

O álcool em excesso causa irritação e um aumento na descamação de células da mucosa bucal. Essas células contribuem para a formação da saburra lingual e servem de alimento para as bactérias que fazem parte da cavidade bucal. Sem contar que as bebidas alcoólicas alteram a resposta neurológica, um risco para que a higiene bucal não seja realizada de forma adequada.

Fumo

Outra substância que causa o mau hálito. Além dos diversos elementos químicos que compõem o cigarro, os problemas desse hábito, como doenças respiratórias e manchas nos dentes, podem agravar o quadro.

As substâncias presentes no cigarro por si só contribuem para o mau cheiro, os microrganismos que compõem o cigarro liberam gases de forte odor e as manchas deixam a superfície dental mais propensa a adesão de bactérias e alimentos. 

Consulte um dentista

É importante ressaltar que o mau hálito após a ingestão de certos alimentos ou uso de substâncias é normal e geralmente desaparece com o processo digestivo e com a higiene bucal adequada. No entanto, se o mau hálito persistir mesmo assim, pode ser um sinal de algum outro problema. Neste caso, consulte um dentista para realizar o diagnóstico e tratamento.

Alto Astral
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade