Yakutsk, a cidade mais fria do planeta
Tá achando que o frio aumentou um pouquinho? Pois alegre-se, porque poderia ser muito, muito pior. Que o digam os moradores de Yakutsk, capital do estado de Yakutia, na Sibéria. Essa cidade de 200 mil habitantes é (com título no Guinness, o livro dos recordes) a mais fria do planeta.
» Veja imagens de Yakutsk, a cidade mais fria do mundo!
» Leia também: São Joaquim (SC), a cidade mais fria do Brasil
» Leia também: as estradas mais perigosas do planeta
Durante o pico de inverno, a temperatura média chega aos 50ºC abaixo de zero, verdadeiro tormento para qualquer um - até para os já acostumados com os rigores da região. Para se ter uma brevíssima ideia do tamanho do problema, a estrada que leva a Yakutia só pode ser enfrentada com alguma chance de sucesso durante a estação mais fria, que é quando os rios e os lagos estão congelados. Isto porque boa parte da viagem é feita sobre o gelo - com correntes nas rodas.
Sem o gelo, a estrada se torna um lamaçal digno de ralis off-road.
O medo de que os motores congelem e não "peguem" mais leva os caminhoneiros que se aventuram pela região (levando mantimentos para Yakutsk e adjacências) a viajar sempre em comboios. Muitas vezes, eles mantêm seus veículos ligados por até duas semanas.
Quer mais? Pois anote: recomenda-se evitar usar óculos enquanto se caminha nas ruas da cidade, porque o frio é tão intenso que ele congelará e você não conseguirá tirá-lo do rosto depois...
Mas, e o verão, não tem? Bom, fazendo justiça à piada britânica, parece que, no ano passado, caiu numa terça-feira... Brincadeiras à parte, a região de Yakutia tem entre duas e três semanas de calor. E calor, mesmo, pois os termômetros podem atingir os 30ºC sem problemas. É quando os habitantes de Yakutsk, tal qual a formiga da historinha infantil, se abastecem para o longo inverno...