5 curiosidades sobre Pirituba, na zona noroeste de SP
Descubra mais detalhes da região cujo nome vem da língua tupi
Com 138 anos de história, Pirituba começou a se desenvolver em 1885, a partir da inauguração da estação da linha férrea por ali. O bairro, na zona noroeste de São Paulo, é caracterizado por um cenário bastante verde. Por outro lado, a desigualdade social ainda é bem presente na região.
O Visão do Corre trouxe algumas curiosidades sobre a história de Pirituba. Confira:
1. Qual é o significado do nome Pirituba?
A origem do nome do bairro remonta a língua tupi, unindo a palavra “piri”, que representa vegetação de brejo, e o aumentativo “tuba” que no tupi significa “muito”.
2. Construção de 1929
A Casa de Nassau é dos clubes holandeses mais tradicionais da cidade de São Paulo, instalada por um casal de ingleses, em 1929, em Pirituba. Conhecida pelo moinho de vento na entrada, a casa foi comprada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em 2020, lugar onde será a unidade Sesc Pirituba.
3. Cenário de clipe do grupo RZO
A antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, onde tinha parada em Pirituba, aparece no clipe “O Trem” (1997), do grupo de rap RZO. A produção foi exibida na MTV Brasil no final dos anos 1990 e escancarou a realidade do bairro e dos passageiros da atual CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que enfrentam trens lotados há décadas.
4. Antes, era tudo fazenda
No século 19, no território de Pirituba existam extensas plantações de café. Entre as fazendas que atuavam estão a Fazenda Barreto, sob o domínio do médico Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá.
Após o falecimento do proprietário da Fazenda Barreto em 1922, o terreno foi dividido entre seus herdeiros. No mesmo ano, a primeira partilha resultou na criação de uma vila, seguida pela segunda partilha em 1926, que deu origem a outra vila. À medida que outras porções da fazenda foram loteadas, surgiram áreas como Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.
5. Cinema de rua em Pirituba
No ano de 1940, Pirituba abrigou o Cine São Luís, um dos cinemas de bairro mais populares da cidade na época. O espaço está localizado ao lado da Paróquia São Luís e, com o passar dos anos, foi sede de vários negócios, como a casa de shows e buffet.