9 MCs da Baixada Santista que você já ouviu pelo menos uma música
MC Kauan, Felipe Boladão e outros artistas do funk que conquistaram o Brasil e fizeram história
Na Baixada Santista (região no litoral de São Paulo que abrange cidades como Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, entre outras), o funk encontrou sua base. Por ali predominava o funk consciente, conhecido antes como "funk de relato", um estilo musical que retrata por meio de suas letras a realidade das favelas.
Desde os anos 2000, a região tem sido um berço de talentos do funk. Diversos artistas emergiram e ganharam destaque, emplacando sucessos que são lembrados até hoje. E você já deve ter ouvido pelo menos uma música dos MCs da Baixada Santista. Veja só alguns deles:
MC Lon
Airon de Lima Silva, mais conhecido como MC Lon, é da Vila do Sapo. Airon que agora é um MC famoso, costumava exercer a profissão de cabeleireiro e antes de se interessar pelo funk, cantava pagode. Um de seus grandes sucessos é a música “Novinha Vem Que Tem”, que conta com mais de 60 milhões de visualizações no YouTube e 3 milhões de reproduções no Spotify.
MC Bola
Wallace Santos Ramos, o MC Bola, é natural de Santos e iniciou sua trajetória no funk em 1999 ao formar dupla com Betinho. Um grande hit por muitos anos, a música “Ela é Top” alavancou a carreira do artista, sendo tocada em vários lugares. O trecho “ela não anda, ela desfila, ela é top, capa de revista”, popularizou ainda mais a música.
MC Kauan
Kauan Mariz de Oliveira, mais conhecido como MC Kauan, também nasceu em Santos. Antes de se envolver com o funk ele curtia rock. Em depoimentos, ele compartilhou que o desejo de se tornar MC surgiu ao ouvir as músicas do MC Duda do Marapé. Bastante conhecido pelo sucesso “Mestre das Fugas”, MC Kauan lançou uma continuação da música, “Mestre das Fugas 2”.
MC Boy do Charmes
Nascido e criado em São Vicente, Wellington França ou MC Boy do Charmes é considerado o pai do funk ostentação. Antes de se dedicar inteiramente ao funk, o MC desempenhou diferentes profissões, como porteiro, ajudante de pedreiro e faxineiro. A música “Menage” é um dos seus grandes sucessos, sendo o primeiro clipe com assinatura da KondZilla, ultrapassando 16 milhões de visualizações no YouTube.
MC Neguinho do Kaxeta
De São Vicente, Júlio Cesar Santos Ferreira, mais conhecido como Neguinho do Kaxeta, em referência à favela do Caxeta, acumula mais de 20 anos de carreira. Um dos seus sucessos é a música “Problemático”, que conta com mais de 100 milhões de visualizações no canal KondZilla.
Felipe Boladão
Felipe Wellington da Silva Cruz, o MC Boladão, iniciou a carreira no funk aos 16 anos de idade. O MC, que morreu aos 20 anos, é considerado um dos maiores nomes do funk consciente, deixando uma marca significativa na história do gênero durante os anos 2000. “A Viagem” é uma de suas músicas mais famosas e retrata a dor de perder alguém querido.
Duda do Marapé
Eduardo Antônio Lara carregava no nome artístico a quebrada onde morava. O MC se destacou nos anos 2000, com letras que retratam as vivências de um jovem morador de favela e seus desafios. A música “Cai Lágrimas” foi um dos seus maiores sucessos e um marco na carreira. Duda do Marapé foi assassinado aos 27 anos enquanto estava na escadaria do centro de Santos.
MC Careca
De Santos, Cristiano Carlos Martins foi um dos pioneiros do funk da Baixada Santista. Conhecido como MC Careca, o cantor ficou em evidência por sua dupla com o MC Pixote. Em sua trajetória solo, ele alcançou o sucesso com a música “Tá Na Memória”, uma homenagem aos amigos que partiram.
Leonardo de Freitas Cruz nasceu em São Vicente e iniciou sua carreira no funk quando ainda era adolescente. Antes de ficar conhecido como MC Léo da Baixada, ele formou uma dupla com o MC Juninho. “Ostentação Fora do Normal” é um dos seus grandes sucessos, em parceria com MC Daleste, o vídeo conta com mais de 17 milhões de visualizações no YouTube.