Baile de favela é tema de exposição gratuita no Complexo da Maré
No Galpão Bela Maré, mostra conta com a participação de artistas de favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro
A exposição “Pista Ritmo Fluxo”, que explora a temática dos bailes de favela, vai ocupar até o dia 14 de outubro o Galpão Bela Maré, espaço cultural na favela Nova Holanda, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
A exposição apresenta uma variedade de expressões artísticas, incluindo instalações criadas por artistas de regiões periféricas do Rio de Janeiro, bem como pinturas, fotografias e trabalhos inéditos que estabeleciam conexões com elementos como músicas, dança, cultura urbana, festividades e outros movimentos culturais.
Durante um período de três meses, os artistas participaram de uma residência formativa na Escola Livre de Artes (ELÃ), mergulhando na estética dos bailes, concentrando-se nos elementos culturais e políticos envolvidos. O projeto é gerenciado pelo Observatório de Favelas, organização da sociedade civil dedicada à promoção de políticas públicas e à proteção dos direitos dos indivíduos residentes em favelas.
Sob a curadoria de Jean Carlos Azuos, a mostra conta com a participação de artistas de favelas e regiões periféricas, como Agatha Maria, Aline Peres, Bruno Lyfe, Ciana, Guilherme Kid, Idra Maria, Joelington Rios, Malvo, Mapô, Mayra, Melissa de Oliveira, Myllena Araujo, Preta QueenB Rull, Roberta Holiday e Tainan Cabral.
O lançamento da exposição, no sábado (12), contou com a apresentação da multiartista e pesquisadora de som Ciana, acompanhada por Preta QueenB Rull e Mother Idra Maria, com um vislumbre da cultura ballroom, que historicamente se concentra na população negra, latina e LGBTQIA+, bem como performances dos DJ Glau e DJ Onírica.
Serviço
Exposição “Pista Ritmo Fluxo”
Local: Galpão Bela Maré, na Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro
Horário de visitação: até 14/10, de terça-feira a sábados, das 10h às 18h
Entrada gratuita